Ciclo sobre o Centenário de Morte do escritor tem início dia 11/08
Do site da Academia Brasileira de Letras (clique aqui)
Em comemoração ao Centenário de morte do escritor Euclides da Cunha, a Academia Brasileira de Letras realizará, ao longo dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, uma série de eventos centrados em um dos maiores escritores e jornalistas do Brasil. Na próxima terça-feira, 11 de agosto, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., se iniciará o Ciclo de Conferências em sua homenagem, tendo como palestra de abertura "Os desafios de editar Euclides da Cunha", com a conferêncista Walnice Nogueira Galvão.
Na conferência, a Professora concentrará a análise em três das mais relevantes das contribuições do escritor, que são o Diário de uma expedição, a Epistolografia e Os sertões.
Nas próximas conferências serão abordados assuntos como: "Euclides da Cunha e o Exército", por José Murilo de Carvalho, no dia 18/8; "Euclides da Cunha e o Itamaraty", por Affonso Arinos, no dia 25/8; "Os Sertões: Uma epopéia dos vencidos", em 1/9, com José Maurício Gomes de Almeida; teremos Nísia Trindade Lima falando sobre "Euclides da Cunha e o pensamento social brasileiro" no dia 8/9; Francisco Foot Hardman, no dia 15/9, falando sobre "Euclides e a Amazônia"; "Confluências de linguagem em Euclides da Cunha e Guimarães Rosa", por Per Johns, em 22/9; Ricardo Ventura Santos, no dia 29/9, falando sobre "A antropologia de Os Sertões"; "Os fundamentos científicos em Euclides da Cunha", em 6/10, por José Carlos Barreto Santana; Moacyr Scliar falando sobre "A medicina nos tempos de Euclides da Cunha" em 13/10; "Euclides da Cunha jornalista", em 20/10, por Cícero Sandroni; e, finalizando o ciclo, teremos Alberto Venancio Filho, em 27/10, falando sobre "A recepção de Os Sertões"
Sob coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, o evento terá entrada gratuita mediante inscrição prévia até o dia 14 de agosto e transmissão ao vivo pelo portal da ABL. Serão fornecidos certificados de frequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário