terça-feira, 3 de novembro de 2009

MAM - Cinema: A PAZ É DOURADA

O Cineclube Cinead, do museu de arte moderna do Rio de Janeiro, o MAM, homenageará Euclides da Cunha no ano do centenário de sua morte com o longa-metragem A Paz é Dourada, de Noilton Nunes. A apresentação acontecerá nesta quinta-feira, dia 05 de novembro, às 18h30, na sede do MAM. Após a exibição haverá um debate com o cineasta.

O longa metragem A Paz é Dourada é um filme inspirado na vida e obra do escritor Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, livro sobre a guerra de Canudos, evento ocorrido no final do século XIX no interior da Bahia. A obra se tornou um clássico da literatura em língua portuguesa.

O filme destaca os pensamentos pacifistas e ecológicos de Euclides com proposta clara de participação positiva no movimento internacional pela Cultura da Paz e do entendimento entre os povos. Iniciado em 1986 com as primeiras cenas rodadas em 35mm na cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, onde Euclides escreveu Os Sertões, o filme A Paz é Dourada somente pode ser concluído em 2007, através da mudança na proposta do roteiro, concebido inicialmente para ser um filme 100% ficção. O próprio processo de sua realização foi então incorporado ao filme tornando-se um dos fios condutores da narrativa.

Euclides, consagrado pelo sucesso de Os Sertões, foi convidado pelo Barão do Rio Branco, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, para chefiar uma expedição ao Alto Rio Purus, no Acre com o objetivo de demarcar nossas fronteiras amazônicas e evitar uma guerra com o Peru por causa da borracha.

A sessão com o filme acontecerá na quinta-feira, dia 05/11/2009 às 18:30h. A Cinemateca do MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário