quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ponto de Cultura será desafio do Projeto


O Projeto 100 anos sem Euclides dará um novo passo após a realização com sucesso de seu Seminário Internacional, em setembro de 2009: a partir de agora o foco do projeto será o Ponto de Cultura Os Serões de seu Euclides, a ser instalado na cidade de Cantagalo, no interior do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa da professora-doutora Anabelle Loivos recebe apoio de diversos setores sociais do município de Cantagalo e promete ser um farol de ampliação da cultura e da cidadania entre a população, especialmente entre os jovens.

Com o Ponto de Cultura "Os Serões do Seu Euclides"(*) pretende-se resgatar a memória euclidiana e ressaltar o patrimônio material e imaterial que a obra do escritor faz circular, em manifestações artístico-culturais e ações interdisciplinares. Para tanto, serão três anos de vigência, sob os auspícios de verba pública específica, podendo ser prorrogado o prazo de vigência de acordo com o sucesso de implementação das ações ou, até mesmo, mantendo-se o Ponto de Cultura de forma autossustentável.

A maior parte das atividades do Ponto de Cultura ocorrerão em um centro cultural já existente na cidade de Cantagalo, a Casa de Euclides da Cunha (Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro/FUNARJ), que receberá (via Edital MinC-SEC/RJ) investimentos para informatização e equipamentos que viabilizem o funcionamento das diversas vertentes do Ponto de Cultura – como um cineclube, apresentações de saraus lítero-musicais, centro de documentação e memória, cursos de extensão, manutenção de espaço virtual na internet e oficinas de jornalismo e histórias em quadrinhos.

O desafio do Projeto encontra-se na proposta de formar novas gerações com um sentimento de pertencimento à comunidade, através da história e da memória de outros cidadãos do município de Cantagalo que marcaram seu tempo, como a figura emblemática de Euclides da Cunha.

(*)Entendendo serões na sinonímia "festiva" dos saraus poéticos e como trocadilho que referencia uma das maiores obras literárias brasileiras, Os sertões, de Euclides da Cunha.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! A comunidade euclidiana precisa de um canal constante, ativo e equipado para o intercâmbio de documentos e idéias com Cantagalo.

    ResponderExcluir