sábado, 21 de novembro de 2009

Carta de Joel Bicalho Tostes


A Carta a seguir foi enviada por ocasião de uma sessão solene em homenagem ao escritor Euclides da Cunha na Câmara Municipal de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. A missiva foi escrita na cidade de Cabo Frio-RJ, onde vive este ilustre descendente do escritor.


"Cabo Frio Out - 2009

Exmo. Presidente da Câmara de Vereadores de Cantagalo

Ilustres Sr. Vereadores

Demais autoridades presentes

Senhores e senhoras

A família do autor de Os Sertões antevia que as comemorações dos `` 100 anos sem Euclides ´´ neste 2009 iriam acontecer, acreditando porém que isso sucederia mais em São Paulo e Rio de Janeiro, dada a vinculação profissional e amizade pessoal que o escritor, sempre, manteve nesses dois estados.

Todos porém tiveram esta bela surpresa: as homenagens foram muitas em diversas cidades brasileiras com relevo, valendo como demonstração ao talento do grande literato. Ao longo de tantas décadas, os brasileiros souberam avaliar com justiça Euclides da Cunha, bem como a dedicação do incansável patriota, escrevendo o que deveria ser escrito, mostrando à sociedade acertos e equívocos, apoiando - se para tanto naquilo que aprendeu e manteve vida afora: seguir sempre os ditames do que chamava de ``linha reta ´´, preservada e praticada por ele desde a adolescência.

Outro aspecto que distinguiria Euclides da Cunha: a sua fidelidade às pessoas as quais dava e recebia essa qualidade invejável - a Amizade.

Hoje, reúne-se nessa casa de leis uma plateia de pessoas honrando o ciclo encerrado nesta adorável e progressista Niterói, com chave de ouro, em tão invejável série de homenagens a Euclides da Cunha, pedindo seus familiares, a todos aqui presentes, que aceitem nossos cumprimentos mais sinceros.

Limitados por problemas de saúde, pedimos que a prezada amiga Dra . Anabelle fosse a portadora desta nossa manifestação.

Boa noite a todos.

Joel Bicalho Tostes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário