sábado, 21 de novembro de 2009

Projeto 100 Anos Sem Euclides na Câmara Municipal de Niterói

Participantes e apoiadores do Projeto Cultural 100 anos sem Euclides no plenário do palácio legislativo de Niterói-RJ

Coordenador do projeto preside sessão solene em homenegem a Euclides da Cunha

No último dia 07 de novembro, foi realizada na cidade de Niterói-RJ, no Palácio Legislativo, uma sessão solene em homenagem a Euclides da Cunha, a fim de marcar o centenário da morte de um dos mais importantes escritores da literatura nacional e fluminense.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira, e logo depois passou a ser presidida pelo coordenador do projeto 100 Anos Sem Euclides na UERJ, o Prof. Dr. Luiz Fernando Conde Sangenis, e contou com a participação de lideranças políticas, culturais e artísticas niteroienses. A Câmara de Niterói recebeu, ainda, a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Cantagalo (cidade natal de Euclides), Ciro Fernandes Pinto, além dos vereadores Pedrão e Renata Huguenin, e do secretário de Turismo José Alberto Considera, também daquele município.

A Prof.a Anabelle Loivos (coordenadora do projeto na UFRJ) fez uma breve explanação sobre as ações do projeto 100 Anos Sem Euclides para a plateia, mostrando fotos e vídeos que resumiram o Ano Nacional de Euclides (2009). A seguir, o presidente da Academia Fluminense de Letras, Dr. Edmo Rodrigues Lutterbach, fez uma fotobiografia de Euclides da Cunha, desde a infância em Cantagalo até a sua trágica morte, em agosto de 1909.

O público presente foi brindado, ao final, com um belo espetáculo de poesia, organizado pela poeta Neide Barros Rego, a partir de de sonetos de Euclides da Cunha, trovas de autores cantagalenses e poemas do próprio orador da noite, Edmo Lutterbach. O representante da família de Euclides, Sr. Joel Bicalho Tostes, parabenizou o Projeto 100 Anos Sem Euclides e a Câmara Municipal de Niterói pela louvável iniciativa de homenagear Euclides da Cunha através de uma carta publicada aqui no blog. Seguem algumas fotos do evento:


O professor Luiz Fernando Conde Sangenis, coordenador do Projeto 100 anos sem Euclides

Da esquerda para a direita: Luiz Fernando Sangenis (UERJ), Ciro Fernandes Pinto (pres. Câmara Cantagalo), vereadores Renata Huguenin e Pedrão (Cantagalo) e Bebeto Considera (sec. Turismo Cantagalo).

A poeta Neide Barros Rego, declamando poesias de Euclides da Cunha.

O Dr. Edmo Rodrigues Lutterbach, importante Euclidianista Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário