domingo, 15 de novembro de 2009

Coletivo Teatral Sala Preta

Teatro de rua traz novas possibilidades de inter-ação pela arte

O Coletivo Teatral Sala Preta, que atuou no seminário internacional 100 anos sem Euclides, apresenta mais uma inovação

Ao realizar uma urbisfagia, uma ação coletiva de invasão da silhueta urbana entre grupos teatrais e agitadores culturais, o coletivo Teatral Sala Preta levou às ruas de Barra Mansa, no interior do estado do Rio de Janeiro, o teatro realizado durante os seus 10 meses de trabalho e de existência. Durante esse período, foram erguidos três espetáculos que já circularam pelo interior e a capital do estado do Rio de Janeiro, participando de eventos como a FLIP, Semana Euclides da Cunha da UFRJ, Projeto 100 anos sem Euclides em Cantagalo, Festival de Teatro de Resende e, em setembro, de um giro por quatro cidades do Equador.

TOMADA URBANA ATO I ocorreu entre 12 e 14 de novembro de 2009, na Praça da Liberdade, no município de Barra Mansa, com grande número de espectadores, e trouxe para a rua o teatro independente e que visa somente a interação com a cidade e com o público, a tão falada formação de platéia. Quem se forma é o artista em cena, celebrando, vibrando, entregando ao público sua arte, o espectador de rua, ele se trans-forma, transcende no seu papel de platéia, porque vivencia a obra, e isso é pra sempre.

No repertório do Coletivo estiveram as obras: "O Nordeste de Gonzagão", "O Cascudo Douradinho em: Amiga Lata, Amigo Rio" e "Cantos de Euclides" (que conta com a parceiria do ECFA - Espaço Cultural Francisco de Assis França, Grupo As Bastianas, Grupo CENA e atores convidados totalizando a partipação de 35 artistas e técnicos).

Para saber mais, o site do sala Preta é www.salapreta.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário