domingo, 15 de novembro de 2009

Palácio Euclides da Cunha


A cidade de Niterói realizou, no começo do mês de novembro de 2009, ano do centenário de morte do escritor Euclides da Cunha, sessão solene em sua homenagem, na câmara Municipal. Porém, o município já há muito vem guardando uma homenagem mais duradoura em seu seio: o palácio Euclides da Cunha, situado em seu horto botânico. O prédio imponente serviu a diversas atividades desde que passou a fazer parte do patrimônio público, abrigando instituições voltadas ao meio ambiente, como a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, a primeira do tipo no país.

Em 1942, por ocasião do IV centenário de Niterói, o palácio recebeu o nome de Euclides da Cunha como homenagem ao escritor, e diante de si foi instalado o jardim zoológico da cidade. O edifício foi, ainda, palco de relevantes pesquisas científicas, como a da fabricação da vacina contra a varíola e a da aplicação do álcool como combustível em motores e máquinas agrícolas.


Por sua importância histórica, arquitetônica e ambiental, a construção foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural - INEPAC, em 15 de setembro de 1991, através do processo E-12/393/91, eternizando assim o nome de Euclides da Cunha em um dos mais importantes e belos pontos turísticos de Niterói.

Fonte: livro "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela SMC/Niterói Livros em 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário