terça-feira, 27 de outubro de 2009

GEAC visita Academia Brasileira de Letras


Os diretores do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo, no interior do estado do Rio de janeiro, Alex Vieitas, Fernanda Bruni e Marcos Longo, estiveram na cidade do Rio de Janeiro no dia 21 de outubro para uma visita a Academia Brasileira de Letras. De 27 de agosto a 5 de novembro, a Academia Brasileira de Letras abriga a exposição "Euclides, Um Brasileiro", em homenagem ao centenário de morte do autor de "Os Sertões". A mostra, que tem Alexei Bueno como curador, reúne documentos, fotos, vídeos e livros para descrever a história do jornalista e escritor cantagalense Euclides da Cunha. A exposição, abrigada no Centro Cultural da ABL, no 1º andar, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrada é franca.

A Academia também está promovendo um Ciclo de Conferências sobre Euclides da Cunha, com a coordenação do Acadêmico Alberto Venâncio Filho.

Na oportunidade, os membros do GEAC, além de admirarem a exposição, conheceram os salões do prédio da Academia, com destaque para a Sala das Sessões, Sala do Chá, Sala dos Poetas e a Biblioteca da Academia, que possui mais de 25 mil volumes e muitas raridades - como a 1ª edição de "Os Sertões"; "Os Lusíadas", de Luis de Camões, datado de 1572, e pertences pessoais de Acadêmicos como Manuel Bandeira, Machado de Assis, Olavo Bilac e do próprio Euclides da Cunha.

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Dr. Cícero Sandroni, recebeu os diretores do GEAC em seu gabinete. Na ocasião, a Academia foi homenageada pelo GEAC com uma placa. O Dr. Cícero Sandroni foi conferencista no Seminário Internacional 100 anos sem Euclides, ocorrido no mês de setembro, em Cantagalo.

O GEAC tem um forte compromisso moral com o Euclidianismo cantagalense. Mesmo com quase nenhum recurso, o grupo procura disseminar a vida e a obra de Euclides da Cunha, além de divulgar a cidade de Cantagalo, terra natal de Euclides, por todos os lugares.

Fonte: assessoria de imprensa GEAC

Um comentário:

  1. Hoje pela primeira vez visitei a Academia Brasileira de Letras e fiquei maravilhada com a arquitetura do espaço. Me impressionou também a forma como os atores conduziram a visita a ABL, clara, divertida, descontraída e objetiva. Parabéns a todos pelo belíssimo trabalho.
    Atriz Cenir Lima.

    ResponderExcluir