quinta-feira, 22 de outubro de 2009

São José brilha em memória de Euclides da Cunha

Cícero Sandroni (presidente da ABL) e esposa (centro e esq.) e membros do GEAC (dir.)

A 97ª Semana Euclidiana, evento anual da cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, em homenagem ao escritor Euclides da Cunha, foi encerrada com um tradicional desfile de entidades e escolas pelas ruas centrais da cidade. Neste ano, a Semana teve um motivo a mais para tornar-se histórica: em 2009 completou-se um século desde a morte de Euclides da Cunha, assassinado em agosto de 1909.

Pelo Brasil inteiro foram organizados incontáveis eventos culturais para marcar a data. Mas todo o meio euclidiano estava mesmo à espera da quase centenária Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo, seguramente o mais importante evento do Euclidianismo, o movimento intelectual dedicado ao estudo da vida e da obra do célebre autor de “Os Sertões”, o livro escrito às margens do rio Pardo.

Poucos personagens na história mundial deixaram o legado de um movimento assim significativo, capaz de mobilizar tantas pessoas por tão longo espaço de tempo, diga-se mais, à revelia de sua própria vontade.

Durante a semana, realizada entre 03 e 11 de outubro, diversos nomes estiveram presentes: desde o delegado da polícia federal, Protógenes Queiroz, protagonista da Operação Satiagraha, até o jornalista Daniel Piza, roteirista do documentário “Um Paraíso Perdido - Amazônia de Euclides”. Passando pelo secretário nacional dos Direitos Humanos, que tem status de ministro, Paulo Sérgio Vanucchi (filho do homenageado Ivo Vanucchi) e pelo presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, que protagonizou a conferência oficial da Semana do Centenário.

Lucia Helena Vitto (centro à dir.) recebe placa dos membros do GEAC

Para marcar a histórica Semana Euclidiana, a Casa de Cultura Euclides da Cunha, entidade responsável pelo evento em São José do Rio Pardo, lançou uma revista comemorativa, em edição de luxo. Com uma tiragem de dois mil exemplares, a revista “Cultura Euclidiana - Ano do Centenário” terá como tema o centenário da morte de Euclides da Cunha. Além disso, a diretora de cultura da casa, Lucia Helena Vitto, foi homenageada com uma placa pelo GEAC (Grupo Euclidiano de Atividades Culturais) de Cantagalo (foto acima), no Rio de Janeiro, cidade natal de Euclides que também cultua a sua memória.

Fontes: Casa de Cultura Euclides da Cunha e GEAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário