terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cem anos de Euclides da Cunha na PUC-Rio


O Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio organiza nos dias 28 e 29 de outubro um evento comemorativo dos cem anos de morte de Euclides da Cunha. Além do seminário sobre a vida e a obra do escritor, haverá uma exposição no Auditório Padre Anchieta, no campus Gávea da Universidade. A partir do dia 30, a exposição “Euclides da Cunha: Vida e Palavra” será transferida para o saguão da biblioteca central, no 3º andar da Ala Frings do Edifício da Amizade, onde permanecerá em cartaz até o dia 19 de novembro.
Euclides da Cunha é autor de um dos maiores clássicos da literatura brasileira, o livro Os Sertões. No seminário, além de duas mesas-redondas com especialistas na obra do autor, haverá um Cine-Fórum, com o filme Guerra de Canudos (1997), de Sergio Rezende, que participa de um debate logo após a exibição. No encerramento, dia 29, será lido por Érico Braga o conto Judas-Ahsverus.

Programação Seminário “Euclides da Cunha: Cem Anos”:

28 de outubro, no Auditório Padre Anchieta

9h30min – Abertura com os professores Julio Diniz, diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio, e Eliana Yunes, coordenadora da Cátedra UNESCO de Leitura.

10h – Mesa-Redonda "A Canudos de Euclides da Cunha: um tratado sobre milenarismo?", com a professora Maria Clara Bingemer, Decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, a pesquisadora Maria Luiza Barreto-Delleur e Tarcísio Padilha, da Academia Brasileira de Letras. A mediação será feita pelo escritor Alexei Bueno, também da Academia Brasileira de Letras.

14h30m – Cine-Fórum: Guerra de Canudos (1997). Participam do debate o diretor do filme, Sergio Rezende, Ricardo Oiticica, da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, e a coordenadora da Cátedra, professora Eliana Yunes.

29 de outubro, no Auditório Padre Anchieta

10h – Abertura “Biografia de Euclides da Cunha”, com Ricardo Oiticica.

10h30min – Mesa-Redonda “Olhares sobre Euclides”, com a participação do escritor e pesquisador Mauro Rosso, do antropólogo e professor Roberto DaMatta, do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, do professor Gilberto Mendonça Telles, do Departamento de Letras da PUC-Rio, e Maria Alice Baroni, Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio.

12h – Encerramento – Leitura do conto Judas-Ahsverus, de Euclides da Cunha, por Érico Braga, poeta, escritor e pesquisador da Cátedra UNESCO de Leitura.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social PUC-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário