sábado, 24 de outubro de 2009

São Paulo revisita um pedaço do sertão da Bahia


Em novembro, São Paulo terá um pedaço do sertão da Bahia. A UPIC (União Pelos Ideais de Canudos) realizará, em Interlagos, o 9º Encontro dos Canudenses e Amigos. O evento será dedicado à memória de Euclides da Cunha, escritor que se consagrou com o livro "Os Sertões" ao relatar a guerra de canudos e a situação social do sertanejo no início do século XX. Haverá diversas atrações musicais e comidas típicas.

A UPIC foi fundada em 1994 por Migrantes Canudenses e simpatizantes da História de Canudos residentes na cidade de São Paulo. Desde sua fundação, por José Aloncio Santos, que nasceu em Canudos, a congregação busca reavivar as história da guerra às margens do rio vaza-barris, por intermédio de depoimentos de descendentes daqueles que viveram nas imediações do conflito. Além disso, a intenção é divulgar a memória do fato histórico e de sua figura mais importante, Antônio Conselheiro.

A organização tem promovido eventos culturais, palestras e encontros difundindo o episódio e as tradições nordestinas. São realizadas, com este objetivo, parcerias com entidades Sociais e Culturais que também têm interesse em promover principalmente a rica cultura popular do povo baiano: costumes, culinária, musica, dança, folclore, lendas etc.

O 9º Encontro dos Canudenses e Amigos vai acontecer no domingo, dia 08 de novembro de 2009, das 10h às 21h, na Rua Valentim Ramos Delano, 52, Interlagos - São Paulo. Mais informações pelos telefones (11)5845-0925 ou (11) 8656-5532 e pelos e-mails joaoregis@bol.com.br ou upic.canudos@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário