segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cantagalo realiza IV Jogos Florais de Trovas em homenagem a Euclides da Cunha

Por iniciativa da trovadora cantagalense Ruth Farah, foram realizados, no dia 14 de novembro, na sede do FAC (Fraterno Auxílio Cristão), os IV Jogos Florais de Cantagalo. O concurso teve como tema “Sertão”, em homenagem ao centenário de morte de Euclides da Cunha, e contou com a participação de trovadores de todo o Brasil, além de contar com cinco trovas de Portugal.

Cada trovador, no momento em que ia receber seu prêmio, declamava seu trabalho, brindando o público presente com as rimas e belezas do sertão brasileiro. A quarta edição dos Jogos Florais, neste ano de 2009, é o segundo evento deste porte em homenagem a Euclides da Cunha em Cantagalo, já que, em setembro, dentro da programação do Seminário Internacional “100 Anos sem Euclides”, ocorreu o Concurso Internacional de Trovas, também sob a coordenação de Ruth Farah.

2 comentários:

  1. Euclides da Cunha é um monumento eternizado; autor imprescindível é alimento que não pode faltar. É um Mestre! Atravessou as barreiras do tempo e precisa, urgentemente, ser mais divulgado. Aos que se esmeram nessa tarefa, nossos aplausos. Geraldo Reis: O Ser Sensível.

    ResponderExcluir
  2. A consciência social, a relação da obra com o seu tempo, a defesa também de nossa fauna e flora, desde a Amazônia, o estilo difícil, mas personalíssimo como convém! Tudo isso coloca Euclides da Cunha na vanguarda, na posição e na condição de Mestre Imprescindível, que poucos alcançarão. Geraldo Reis: O Ser Sensível.

    ResponderExcluir