segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Observatório da Imprensa

O Observatório da Imprensa, da TV Brasil, que vai ao ar no dia 11 de agosto, às 22h40, homenageará o intelectual considerado por especialistas como o grande escritor épico da literatura brasileira, e que eternizou a Guerra de Canudos, Euclides da Cunha. Transformada em notícia no ano de 1897, a Guerra de Canudos representou um momento crucial para a imprensa brasileira, saindo das páginas dos jornais para as obras literárias, para os livros de história, para os cordéis, teses de mestrado e produtos culturais diversos. Como correspondente de O Estado de São Paulo, Euclides cobriu essa primeira guerra moderna no Brasil, que contou com inovações tecnológicas, entre elas o telégrafo.

Para contar a trajetória do escritor, o programa foi a São José do Rio Pardo, cidade paulista onde está a Casa de Cultura Euclides da Cunha. Ali Euclides escreveu parte de Os Sertões. O jornalista Alberto Dines viajou até à cidade e entrevistou o euclidianista Márcio José Lauria.

O Observatório da Imprensa ainda ouviu a professora doutora Walnice Nogueira Galvão, autora de 11 livros sobre Euclides; o jornalista e escritor Roberto Pompeu de Toledo, que escreveu artigos sobre Canudos; e o jornalista de O Estado de São Paulo, Daniel Piza, que refez a viagem realizada pelo escritor pelo Rio Purus, na Amazônia, para demarcar as fronteiras entre Brasil e Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário