sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Memória impressa:

Obra completa de Euclides na pauta da UBE

União Brasileiras dos Escritores promove conferência pela edição da obra completa de Euclides da Cunha

A União Brasileira de Escritores (UBE) realizará, no próximo dia 19 de agosto, quarta-feira, a partir das 16h, a conferência "A organização da obra completa de Euclides da Cunha para o seu centenário", por Paulo Roberto Pereira. Em 2008 a união completou cinquenta anos de existência, e hoje é presidida por Edir Meirelles e tem como secretária-geral Stella Leonardos.

A UBE é herdeira da Associação Brasileira de Escritores, fundada em 1942 por Mário de Andrade, Sergio Milliet e Manuel Bandeira, conforme depoimento de Sergio Buarque de Holanda, como seção paulista da entidade nacional. Fundiu-se a seção, em 1958, com a Sociedade Paulista de Escritores, dando assim origem à UBE, que passou a ter âmbito nacional, com associados em todo o País. Fica situada na Rua Teixeira de Freitas, nº 5, sala 303, no Centro do Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20021-350.

Conforme seus Estatutos e as Cartas fundadoras, que podem ser lidos no portal da instituição (clique aqui), a UBE se apresenta como defensora da liberdade de expressão, dos direitos autorais e dos interesses dos escritores.

A conferência sobre a publicação da obra completa de Euclides da Cunha, promovida pela UBE, ocorrerá no Instituto Cultural da Sociedade Nacional de Agricultura, situado à Avenida General Justo, 171, 2ºandar, no Centro do Rio de Janeiro - RJ, no dia 19 de agosto, às 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário