terça-feira, 4 de agosto de 2009

Debate do Estadão

Euclides da Cunha 360º

A obra e o legado de um intérprete do Brasil

Sete acadêmicos, um escritor e um dramaturgo reuném-se para discutir as concepções e a trajetória do célebre autor de "Os Sertões", no ano do centenário da sua morte.

14 de agosto • Recepção e café às 13h30 • Debates das 14h às 20h
Auditório Grupo Estado • Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55

Vagas limitadas

Envie perguntas para o e-mail: debate@estadao.com.br

Será entregue certificado aos participantes no final do evento.


Ciclo Sertanejo

Lilia Moritz Schwarcz também é autora de diversas obras, entre elas Registros Escravos (Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 2006) e O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e seus trópicos difíceis (Companhia das Letras, no prelo) e curadora de quatro exposições.

Lilia SchwarczLilia Schwarcz • Professora titular do departamento de antropologia da USP
Mais Informações

Luiz Costa Lima é doutor em teoria da literatura e literatura comparada pela USP (1972). Foi prêmio da Alexander von Humboldt (Bonn) na condição de pesquisador estrangeiro para o ano de 1992. É autor de Terra ignota. A Construção de Os Sertões (1993). Seu livro mais recente é O Controle do imaginário e a afirmação do romance (2009).

Luiz Costa LimaLuiz Costa Lima • Professor titular da PUC (RJ)
Mais Informações

Walnice N. Galvão é professora titular de literatura na USP, autora de 30 livros publicados, dos quais 12 são sobre Euclides da Cunha e a Guerra de Canudos.

Walnice N. GalvãoWalnice N. Galvão • Professora titular de literatura na USP
Mais Informações

Mediação: Rinaldo Gama

Ciclo Amazônico

Francisco Foot Hardman também é mestre em ciência política (UNICAMP), doutor em filosofia (USP) e livre-docente em literatura e ciências humanas (UNICAMP). É autor, entre outros, do livro A vingança da Hiléia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a literatura moderna (Unesp, 2009 - no prelo). Colabora, atualmente, com o caderno Aliás de O Estado de S. Paulo.

Francisco Foot HardmanFrancisco Foot Hardman • Historiador, ensaísta e professor titular de literatura na Unicamp
Mais Informações

Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. É autor dos romances Dois irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado. Atualmente mora em São Paulo e é cronista literário do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e do Terra Magazine.

Miltom HatoumMilton Hatoum • Escritor, autor de Dois Irmãos e Cinzas do Norte, colunista de O Estado
Mais Informações

Nisia Lima é doutoura em Sociologia pelo Iuperj e Professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Publicou Um sertão chamado Brasil: intelectuais e representação geográfica da identidade nacional (Iuperj/Revan, 1999), além de diversos artigos e capítulos de livros nas áreas de história das ciências e pensamento social brasileiro

Nísia LimaNísia Lima • Socióloga, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Mais Informações

Mediação: Daniel Piza

Os ciclos de Euclides

Leopoldo Bernucci é Doutor em Literatura Hispano-Americana e Língua Espanhola, é Professor Titular University of California, Davis, U.S.A e publicou diversos livros, ensaios, artigos em enciclopédias e entrevista, entre eles Discurso, ciência e controvérsia em Euclides da Cunha (Editora da Universidade de São Paulo) e "Euclides e sua Ars Poetica", Revista Brasileira, Fase VII (abril-maio-junho 2009).

Leopoldo BernucciLeopoldo Bernucci • Professor de literatura latino-americana da Universidade da Califórnia, EUA
Mais Informações

José Leonardo do Nascimento é autor de O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX: Estética e História (SP: Editora UNESP, 2008). Organizou Os sertões de Euclides da Cunha: Releituras e Diálogos (SP: Editora UNESP, 2002) e co-organizou Juízos Críticos - Os Sertões e os Olhares de sua Época (Editora UNESP e Nankin Editorial, 2003).

José Leonardo do NascimentoJosé Leonardo do Nascimento • Professor de História da Cultura do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista
Mais Informações

José Celso Martinez Correa é presidente da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona em cena há cinco décadas com espetáculos antológicos.

José Celso Martinez CorreaJosé Celso Martinez Correa • Ator, diretor e fundador do Teatro Oficina
Mais Informações

Mediação: Laura Greenhalgh


inscrições encerradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário