segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Banner com a face de Euclides

"Teatro Poronga" presta tributo ao centenário.

Grupo de teatro de São Carlos, interior de São Paulo, confeccionará banner em forma de mosaico contando com imagens relevantes para a memória de Euclides da Cunha

Em 2009, o Teatro Poronga celebra 10 anos de atividade na cidade de São Carlos e, entre outros projetos, promove uma homenagem a Euclides da Cunha no centenário de sua morte, propondo a impressão de 75 cartazes (ou banners) que, em nome do Teatro Poronga e de seus parceiros, homenagearão Euclides sendo distribuídos para as várias pessoas e instituições do Brasil que ajudaram e ajudam a preservar seu trabalho e sua memória.

O Teatro Poronga iniciou sua seqüência de projetos relacionados a Euclides contracenando com as comemorações no ano de 2001 do centenário da Escola Paulino Carlos, edifício cuja pedra fundamental foi lançada por Euclides no período em que trabalhou na cidade como engenheiro de obras do Estado.“Euclides: Mestre e Escola” foi produzido nesse ano, realizando atividades na escola e um vídeo ao final do trabalho.

Em 2007 foi lançado o vídeo “O Livro Encarnado”, resultado de estudos e relatos coletados desde o início dessa aproximação e em outras ocasiões. Por fim, entre 2007 e 2008, foi montada a peça infanto-juvenil “Verás que um filho teu não foge à luta”, que trata da passagem de Euclides por São Carlos e sua experiência na Guerra de Canudos, relendo em ritmo de cordel e ladainha seu livro-relato “Os Sertões”.

Também desde 2001, São Carlos celebra a obra euclidiana e a passagem de Euclides pelo município, onde residiu com a família de maio a dezembro de 1901. Foi criada em 2001 pela Lei Municipal, 12.914 de 05/12, a Semana Euclidiana de São Carlos, que, entrando na sua IX edição, vem desde então se consolidando mais no calendário de eventos culturais do Município.

Paralelamente, os últimos anos vêm sendo marcados por uma sequência de efemérides envolvendo a figura do autor, que encontra o ponto culminante no centenário deste ano. O ano de 1997 lembrou os cem anos do fim da Guerra de Canudos; 2001, da passagem de Euclides por São Carlos; em 2002 foi o centenário do lançamento de "Os Sertões" e agora, um século da morte do escritor. Mais do que uma simples convenção de datas memoráveis, a importância de tal seqüência foca-se na atenção que essas datas motivam e no aprofundamento sobre a obra de Euclides: a parte da história do Brasil em que ela se insere e a qual relata.

Com essa homenagem, entre outras atividades, o Teatro Poronga pretende chamar a atenção para a data deste ano não só pelo que ela representa em si – ou seja, um século de trabalhos, estudos, ensaios e homenagens póstumos dedicados a este tão notável autor – mas pelo que ela representa diante da continuidade das questões e reflexões, ainda tão relevantes, apontadas por este que continua a ser até hoje uma referência para artistas, políticos e pensadores brasileiros das mais diversas tendências.

O banner consiste num retrato de Euclides da Cunha formado a partir de um mosaico de imagens relacionadas à sua vida, obra, época, lugares por onde passou e homenagens que lhe foram concedidas. A idéia foi realizada anteriormente na concepção dos cartazes da peça “Verás que um filho teu não foge à luta”, com desenvolvimento e realização da arte gráfica pelo coletivo Terra-a-Terra. Foram impressas, com o apoio da Fundação Pró-Memória e da Associação São Carlos Presente e Futuro, duas cópias em tamanho 1,10x1,80 m: uma para circular nos locais de montagem da peça e outra destinada à Biblioteca Euclides da Cunha, cujo prédio foi recentemente inaugurado na Vila Prado.

Para essa nova versão do trabalho, reuniu-se mais fotografias e imagens. Anteriormente já foram utilizadas imagens relacionadas à sua vida pessoal (retratos de Euclides, família, amigos, casas em que viveu, trabalhos de engenharia), da Guerra de Canudos, alguns desenhos do autor, capas de livros, filmes, pintura, escultura,Canudos atual, os Sertões e a Amazônia, além de imagens da preparação e ensaios da peça. Serão acrescentadas agora, além de registros da própria peça de teatro e mais imagens das coleções acima, contribuições dos acervos pessoais e institucionais dos homenageados com o banner, que participam da construção desse mosaico desde sua preparação, no primeiro semestre deste ano.

Assim como a primeira experiência, esse banner também possuirá um “mapa” para a identificação dos grupos de imagens que compõe o mosaico. De modo que o mosaico funciona como um retrato à primeira vista que vai se aprofundando nas narrativas relacionadas a Euclides na medida em que o observador se aproxima. No mais, estabelecida a tiragem do banner em 75 exemplares, sendo 25 em tamanho especial de 100x160 cm – para o caso das Semanas Euclidianas e outros eventos ou lugares de público mais numeroso – e 50 em formato A1 (pôster).

Nenhum comentário:

Postar um comentário