segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Chama euclidiana em São José do Rio Pardo


Município recebe com solenidade o fogo simbólico da memória de Euclides da Cunha

Cortejo em carro aberto e tiro de guerra em louvor aos cem anos da morte de um dos maiores autores da literatura brasileira

Estudantes em forma com tochas nas mãos para receber a chama.

Na sexta-feira, dia 07 de agosto, a chama simbólica em homenagem a Euclides da Cunha, acesa em Cantagalo, no Estado do Rio de Janeiro, chegou a São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, e foi recebida com festa pela cidade, que é considerada a capital nacional do euclidianismo.

Acima, a chama no carro de bombeiros antes do desfile pela cidade. Abaixo, o destacamento militar se prepara para receber a chama na prefeitura.


Carregada pelas mãos de Fernanda Bruni, membro do GEAC (Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo), a fagulha que simboliza a luz da memória do Escritor foi recebida com uma bonita festa pelos riopardenses e seguiu da entrada da cidade até a Prefeitura em um carro de bombeiros com batedores, numa emocionante e merecida recepção triunfal.

Soldados marcham com a chama euclidiana multiplicada

O próprio prefeito de São José, João Luís Soares da Cunha, recebeu das Mãos de Fernanda a chama na escadaria da Prefeitura, onde houve um tiro de guerra e muitos estudantes acenderam várias tochas, multiplicando o fogo e simbolizando a disseminação, pela educação, do olhar crítico e profundo de Euclides sobre o Brasil. O Prefeito proferiu discurso em homenagem ao escritor e confirmou que vem a Cantagalo para o Seminário Internacional 100 anos sem Euclides, acrescentou ainda que vai levar a água do Rio Pardo, nas margens do qual Euclides escreveu Os Sertões, para a cidade.
Prefeito João Luís Soares da Cunha ergue a chama durante a solenidade.

Depois da solenidade na Prefeitura, o cortejo seguiu a pé até a Casa Euclidiana, lugar em que a Chama permanecerá até o inicio da Semana Euclidiana e onde Lucia Vito, diretora de Cultura, proferiu algumas palavras. Os Jornais locais Gazeta do Rio Pardo e Democrata já publicaram matéria sobre o evento. Ainda segundo o Prefeito e Lucia Vito, todos estão muito empolgados para conhecer Cantagalo, e uma delegação numerosa deverá comparecer Seminário Internacional.

Os membros do GEAC, acima, com o prefeito riopardense João Luis Cunha segurando a chama e, abaixo, na casa euclidiana, Fernanda Bruni, Alex Vieitas e Marcos Longo, respectivamente.


A cidade de São José do Rio Pardo realizaria, entre 9 e 15 de agosto, a tradicional 97ª semana euclidiana, mas o evento foi adiado em função das medidas preventivas adotadas pela secretarias de saúde e educação do estado de São Paulo contra a gripe H1n1. A data para a nova realização do evento permanece indefinida até que a situação em relação a doença melhore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário