terça-feira, 11 de agosto de 2009

Evento Euclidiano em Minas

Exposição sobre a Campanha de Canudos mobilizou quase mil pessoas em Campanha-MG.

Por: Edna Mara Silva / Ascom da Associação Cultural

A 2ª Semana Acadêmica, evento anual das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena que aconteceu no primeiro semestre deste ano e teve como tema "Euclides e os Sertões", evento que aconteceu na cidade de Campanha-MG e que fez parte das comemorações do centenário da morte do escritor Euclides da Cunha(1909 – 2009), contou com diversas personalidades de várias partes do Brasil, a exemplo do fotógrafo e pesquisador baiano, Antenor Júnior, que levou quase mil pessoas, durante quatro dias, ao Museu Regional do Sul de Minas Gerais, para ver a sua exposição fotográfica com o título: “Os Sertões: Bello Monte Renascida”. O evento transcorreu durante quatro dias e foi destinado aos alunos dos cursos de Licenciatura: Filosofia, História, Pedagogia e estudantes de escolas públicas e particulares do município. A organização e coordenação da 2ª Semana Acadêmica foram dos professores Rone Eleandro dos Santos, Edna Mara Ferreira da Silva e Cleide Garotti Silva Biaggini, que trabalharam em conjunto com o departamento de Marketing e Comunicação das instituições.

“O objetivo principal desse evento foi proporcionar à comunidade e aos alunos acesso às palestras realizadas por profissionais competentes e especializados em suas diversas áreas, portanto, trata-se de um evento de caráter interdisciplinar”, comentou a professora Edna Mara Silva.


Os trabalhos foram iniciados com uma apresentação fotográfica "A cidade e o tempo: Campanha e Euclides", em que o Professor Almir Reis Ferreira Lopes membro docente do curso de História, pesquisador e fotógrafo apresentou fotos que registram a presença de Euclides na vida da comunidade campanhense quando aqui esse se fez presente. Em seguida, o baiano, Antenor Júnior, ícone do fotojornalismo desde 1990, presenteou a comunidade e os alunos com sua palestra "Euclydes e a Campanha de Canudos", lançou também em Campanha a 2ª edição de sua "Cartilha de Canudos" que resume fatos dessa fascinante época da História do Brasil, sendo a cidade mineira escolhida para esse lançamento. Antenor Júnior desenvolve estudos e registros fotográficos sobre a epopéia sertaneja de Canudos e já participou de diversos projetos em várias cidades.

Já o segundo dia foi ainda mais além, pois foi transmitido entre a realidade e ficção, entre a vida de Euclides e a daqueles que se dedicaram a revivê-la com a exibição para os alunos e demais presentes o filme "A Paz é Dourada" obra do cineasta, roteirista, fotógrafo, montador e diretor de mais de 30 curtas e documentários Noilton Nunes. Esse filme é um longa metragem inspirado na vida e obra do escritor Euclides da Cunha e destaca pensamentos pacifistas e ecológicos de Euclides com proposta clara de participação positiva no movimento internacional pela Cultura da Paz e do entendimento entre os povos.

Os organizadores do evento também tiveram a honra de trazer a Professora Doutora Anabelle Loivos, Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, Mestre em Letras pela UFF-Universidade Federal Fluminense e Doutora em Letras também pela UFF, para apresentação de sua palestra intitulada "100 anos sem Euclides". “Atualmente, a Professora Anabelle dedica-se as pesquisas nas áreas de Educação e Letras, pertence ao grupo de pesquisa interinstitucional (UFRJ/RJ) e sua palestra nos levou a refletir sobre o papel do educador com o projeto “100 anos sem Euclides”, através de visões diversas e caminhos possíveis” observou a coordenadora Edna Mara Silva.

No penúltimo dia das atividades, com a presença do Secretário de Educação Luiz Gustavo Mendes, a professora Marília Ferreira Pinto Silva lançou o concurso de redação “Campanha 100 Euclides” para os estudantes das escolas públicas do município, uma parceria das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena com a Prefeitura Municipal da Campanha.

Num projeto de extensão da Paiva de Vilhena, o grupo teatral "Companhia do Abraço", que tem como responsáveis a Professora Tereza Cristina Miguel Lemes e o Professor César Henrique Barreto, encenou a peça teatral chamada "Palavras Euclidianas". A apresentação foi excelente, com pessoas envolvidas seriamente e o grupo encantou todos os presentes, deixando a certeza de que nos oferecerão momentos incríveis em sua trajetória.

O último dia se fechou com a caminhada pelos sertões das Minas, através da Conferência de Encerramento "Grandes e Pequenos Sertões das Minas", com o Professor PhD Ângelo Alves que possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós Doutorado também em História pela Universidade Federal Fluminense.



Durantes as manhãs e as tardes desses dias euclidianos, crianças, jovens e adultos caminharam por caminhos euclidianos. Num projeto da Paiva de Vilhena em parceria com a Prefeitura Municipal de Campanha, passaram pelo Salão nobre da Faculdade cerca de 900 alunos da rede pública e privada, das séries concluintes, 5ºs anos 9ºs anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, onde palestras foram ministradas pelas professoras Edna Mara Ferreira da Silva e Marília Ferreira Pinto Silva, que difundiram parte do legado do grande brasileiro que foi Euclides da Cunha, através de uma linguagem compatível com as séries presentes. Após as palestras os alunos seguiram até o Museu Regional do Sul de Minas, onde puderam apreciar a exposição fotográfica de Antenor Júnior, "Os Sertões: Bello Monte Renascida”, que permaneceu, diariamente, bastante concorrido. Nesse Museu ficou hospedada em 1866 a princesa Isabel, quando esteve no sul do estado.

Segunda a coordenadora Edna Mara Ferreira da Silva, a 2ª Semana Acadêmica ficará marcada pelo empenho e dedicação daqueles que se preocuparam em fazer com que todos pudessem chegar mais próximos do que foi a vida de Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, livro sobre a guerra de Canudos ocorrida no final do século XIX, no interior da Bahia, que se tornou um clássico da Literatura da língua portuguesa. “Essa semana garantiu que o tempo não apagará a importância desse escritor na Literatura e que sua obra permanecerá viva no tempo. Sua influência no cenário literário será perpetuada e outros admiradores euclidianos surgirão a partir do que as Faculdades Paiva de Vilhena proporcionaram para enriquecimento cultural de seus alunos e da comunidade campanhense nessa grandiosa semana” finalizou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário