quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Castro Alves e seu tempo

Conferência de Euclides em Universidade vira livro

Conferência Castro Alves e seu Tempo, proferida na Faculdade de Direito da USP, vai virar livro e ajudar na construção de busto


de USP Online

A Editora Lettera.doc e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito (FD) da USP lançam livro sobre a conferência Castro Alves e seu Tempo, ministrada por Euclides da Cunha para os estudantes da FD em 1907. O lançamento acontece no dia 28 de setembro, às 19 horas, na FD (Largo de São Francisco, 95, Centro, São Paulo), mas as vendas antecipadas com desconto, que podem ser feitas pelo site do projeto, vão até dia 31 de agosto. Os valores são de R$50,00 para alunos da faculdade e R$42,00 para antigos alunos, com frete incluso e entrega prevista para depois do lançamento da obra.

A receita com a venda antecipada de exemplares e captada por meio de patrocínio ajudará a construir uma herma (espécie de busto) em homenagem a Castro Alves, o "poeta dos escravos", no Largo de São Francisco.

No ano de 1907, a diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, lançou uma campanha para a construção das hermas de três grandes poetas românticos brasileiros: Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varela. Apenas a herma de Álvares de Azevedo foi construída no Largo de São Francisco. No mesmo ano, o grande escritor Euclides da Cunha, a convite dos estudantes de Direito de São Paulo, proferiu a conferência Castro Alves e seu tempo, visando arrecadar fundos para a construção da herma do poeta dos escravos. No entanto, apesar de realizada a conferência, com êxito e grande cobertura da imprensa da época, a herma não foi construída até hoje.

Agora, mais de cem anos depois, as duas hermas faltantes serão finalmente construídas. A conferência de Euclides da Cunha será transformada em livro, acrescida de textos sobre Castro Alves e Euclides da Cunha, poemas dos dois autores, cronologias e outras informações, em uma edição histórica, ricamente ilustrada com fotos e documentos.

A compra antecipada dos livros pode ser feita pelo site da iniciativa ou na Associação dos Antigos Alunos da FD (Rua Riachuelo, 185, 4º Andar, Centro, São Paulo).

Mais informações: (11) 3101-8489, email a.alunosarcadas@uol.com.br.

Um comentário:

  1. Felipe Pereira Rissato26/08/2009, 16:26

    O livro trás nota biográfica de Euclides da Cunha escrita por Felipe Pereira Rissato, pesquisador que participará do Seminário "100 anos sem Euclides" com a pesquisa "Iconografia de Euclides da Cunha", divulgando 45 fotografias diferentes de Euclides vivo até hoje arroladas, num conjunto de imagens jamais visto anteriormente.

    ResponderExcluir