quinta-feira, 23 de abril de 2009

Apresentação

Seminário Internacional "100 anos sem Euclides".

O Seminário "100 Anos Sem Euclides" tem a proposta de reunir, em Cantagalo (RJ), pesquisadores e especialistas sobre a obra de Euclides da Cunha. Foram convidados a participar do evento renomados acadêmicos, professores e estudantes de diversos níveis de ensino, em três dias de trabalhos (25, 26 e 27 de setembro de 2009), numa perspectiva de debate interdisciplinar entre as diversas áreas de pesquisa e os diversos parceiros envolvidos na execução do projeto. A ideia é tecer redes de estudo e leitura sobre História social, cultural e política do Brasil no período compreendido entre o Segundo Reinado e a Primeira República, Cultura política e Crítica textual, acatando todas as demais contribuições que porventura vierem se somar aos propósitos de pluralidade e participação criativa dos trabalhos. O evento terá a estrutura básica de um seminário, com conferências, mesas redondas e comunicações, bem como envolverá atividades "satélites" de cunho cultural, artístico e educativo, com inscrições abertas à comunidade acadêmica e escolar. Conferirá certificado de participação aos ouvintes e certificado de apresentação de trabalho aos estudiosos.

Um comentário:

  1. Foi com muita alegria que recebi essa notícia, há uns meses atrás, com relação ao Seminário.
    A importância de se discutir Euclides da Cunha parece estar ficando um pouco de lado, e movimentos que se propõem a isso devem receber colaboração e louros de todos nós que ainda nos importamos com a cultura de nosso pais.
    Tenho esperanças de que com esse evento o pensamento euclidiano finalmente se enraize na nossa cidade natal.
    O fato de ver Euclides sendo estudado por vários pontos do Brasil e do mundo, em especial na querida São José do Rio Pardo, que tantas vezes acolheu a nós com muito carinho e respeito, me enche de orgulho, mas confesso sempre ter tido uma triste frustração por não ver reconhecida realmente, em Cantagalo, sua terra natal, a importância de sua obra. A ignorância de tantos acaba por leva-lo ao esquecimento. Pouquíssimas foram as vezes em que ouvi e reconheci pessoas que realmente soubessem algo sobre Euclides, e o tivessem em estima em nossa cidade. Felicito-me pela realização do evento, e confirmo minha presença. Espero que tudo ocorra na mais perfeita ordem, e tenho certeza que sim, já que a capacidade de todos os envolvidos já é notória. Parabéns pela iniciativa primorosa.

    ResponderExcluir