terça-feira, 28 de abril de 2009

Livro do projeto

Euclides em Quatro Cantos de Paraty

Livro "Quatro Cantos de Euclides" ganha apoio do governo e será dramatizado durante famosa feira literária

O projeto "100 Anos Sem Euclides" conquistou uma vitória esta semana: a legitimação pelo Ministério da Cultura do sub-projeto "Quatro Cantos de Euclides", livro de literatura infanto-juvenil do escritor Thiago Cascabulho. O projeto do livro foi autorizado a captar recursos via Lei Rouanet no último dia 22 de abril. O escritor Thiago Cascabulho esabeleceu uma parceria com um grupo de teatro de Paraty que se interessou em encenar o texto de "Quatro Cantos de Euclides", durante a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), a partir de primeiro de julho. A ideia é fazer uma "procissão euclidiana", levando para a praça e para as ruas da bucólica cidade do sul fluminense as belas cantigas do livro, em perfórmance teatral com mais de 50 atores. Os quatro cantos referem-se às várias fases da vida e da obra de Euclides da Cunha, cantadas em ritmos bem brasileiros. Na primeira parte, em ritmo de capoeira regional e maculelê, o escritor Thiago Cascabulho apresenta a personagem sertaneja que tanto encantou Euclides, em versos aflitivos: 

"Ê, sertão! O sertanejo é forte! Lá foi o meu chinelo No meio da consfusão. Foi minha família De fome ou de facão. Foi minha cidade Na boca do canhão." 

Na segunda parte, Cascabulho convida os leitores a cair no samba de roda, teatralizando a vida errante de Euclides, da infância até a profissão de engenheiro. Em ritmo de baião, apresenta a escrita euclidiana do sertão nordestino, através de passagens clássicas de "Os sertões". Na terceira parte, uma moda de viola introduz a passagem de Euclides pela Amazônia, onde "As saudades escorrem / Como a borracha / Sai da seringueira". A quarta e última parte celebra em uma ciranda o Euclides escritor e a carga lírica presente em sua poética: 

"A palavra alevanta, É alavanca forte. E no homem transfigura O fraco em humanidade. (...) A palavra sempre volta Alente esta verdade Quem por ela doa a alma Ascende à eternidade."

Thiago Cascabulho pretende concorrer ao prêmio instituído pela ABL (Academia Brasileira de Letras) que contemplará o melhor livro escrito sobre Euclides entre 1999 e 2009. O livro "Quatro Cantos de Euclides" vai sair ainda este semestre e será trabalhado nas escolas da região de atuação do Projeto "100 Anos Sem Euclides", com didática pensada em parceria entre a UFRJ e o autor. As canções que compõem o livro já foram gravadas e poderão ser distribuídas em CD junto com o material impresso. 

O livro encontra-se em fase de preparação das ilustrações e até setembro estará disponível para download no site do Projeto "100 Anos Sem Euclides". A fase de captação de recursos para a impressão de 10 mil exemplares da obra começa já. Assim que estiver disponível, os alunos das escolas de Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Bom Jardim, Nova Friburgo e cidades próximas poderão conhecer a vida e a obra de Euclides da Cunha através de um trabalho de extrema beleza e sensibilidade realizado por Thiago Cascabulho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário