terça-feira, 28 de abril de 2009

Espetáculo Quatro Cantos de Euclides


No último domingo, 28 de abril, reuniram-se em Paraty o escritor Thiago Cascabulho; os representantes do Coletivo teatral Sala Preta, Rafael Crooz, Bianco Marques e Danilo Nardelli; o produtor cultural Marcelo Bravo; os agitadores culturais Ailton e Tatiana Lima; o Diretor Cultural da Casa de Cultura de Paraty Marcio Franco e a professora Nathalia Cianni para discutir a apresentação da adaptação para o teatro do livro Quatro cantos de Euclides durante a FLIP de 2009.

O espetáculo, que percorrerá as ruas da cidade histórica e contará com a participação de 60 artistas, tem data prevista para a noite de 04 de julho – sábado. A festa começa com uma grande roda de capoeira e maculelê diante da Igreja do rosário. Depois, os artistas e os espectadores partem em procissão para a casa de cultura, onde uma roda de samba espera. Dali, seguem para a igreja da matriz para ver o baião que fala sobre Os Sertões. Durante a travessia do rio Perequê-açú, nasce a moda de viola que canta a Amazônia de Euclides e dá o norte para o destino final do espetáculo: uma roda de ciranda, ao lado da tenda dos autores.

Na manha do dia 29 de abril, Thiago Cascabulho apresentou a proposta de parceria para a coordenadora pedagógica da Flipinha, Gabriela Gibrail, que abraçou a idéia: o espetáculo Quatro Cantos de Euclides participará da programação oficial da Flip 2009.

No momento, o produtor cultural Marcelo Bravo levanta os dados técnicos necessários para a apresentação, para repassá-los à coordenação da FLIP. Enquanto isso, o Coletivo teatral Sala Preta agenda o início dos ensaios.

Um comentário:

  1. Parabéns, Thiago! Sua paixão é proporcional à sua capacidade de ação! Vamos botar o bloco na rua, literalmente, durante a FLIP. Não vejo a hora de a gente botar o "bloco nas escolas", lendo com a criançada esse seu belo trabalho de poesia e música.
    Um abraço,
    Anabelle.

    ResponderExcluir