terça-feira, 28 de abril de 2009

Apoio

Na última estante: literatura brasileira

Em nota, famoso poeta pernambucano dá seu apoio ao projeto Euclides e critica a postura da sociedade em relação à literatura brasileira.

Cyl Gallindo, escritor, jornalista, poeta e conferencista, autor de diversos livros premiados, pernambucano e Euclidiano Aguerrido; publicou nota de apoio ao projeto 100 anos sem euclides no blog de Luiz Erthal, Toda Palavra. Esse espaço vem registrar aqui tal manifestação com orgulho de saber a importância que a iniciativa em torno da memória de Euclides vem ganhando.

Revelar-me surpreso seria infantilidade. Não é apenas Euclides, de quem sou devoto, somos todos os brasileiros que dedicamos as nossas vidas à Literatuera e à Cultura de maneira geral.
Basta ver as livrarias deste País: na entrada, deparamos com dezenas de estantes dedicadas a Literatura Estrangeira, Autoajuda, Filosofia, FUTEBOL, BBB e Sanitários, para lá no fim encontrarmos Literatura Brasileira. Isto não quer dizer que conste qualquer nome (o que é compreensível), mas pelo menos bons nomes. Não, amigos, as editoras só publicam os nomes que cairam em “domínio público”, porque uma das obrigações mais impensadas do editor brasileiro é pagar “Direitos Autorais” - o que significa destinar 10% do preço de capa de uma obra para o seu autor.
E não pense que as universidades agem diferente. Elas nos convidam para fazer uma palestra por um tão somente “muito obrigado”, como se estivessem nos fazendo um favor.
Da mídia, nem falo. Que televisão brasileira dedica um minuto para divulgação de uma obra de autor brasileiro? As revistas de circulação nacional estampam semanalmente dezenas de obras, todas traduzidas, que ocuparão as estantes das livrarias.
Quem fala mais em Drummond, Gilberto Freyre, Vinícius de Morais, Mauro Mota? Com Euclides não é diferente, um autor capaz de revelar o Brasil.

Parabéns pela frente de batalha recém-instalada.

Abraços,
(assina Cyl Gallindo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário