quarta-feira, 8 de julho de 2009

No rádio, Quatro Cantos.

Entrevista dá detalhes sobre o Espetáculo 'Quatro Cantos'

Em emissora paulista, autor do livro Quatro Cantos de Euclides, Thiago Cascabulho, fala da sua criação e da realização da peça que conta a vida do escritor, na FLIP



A jornalista Vanessa di Sevo conversou com Thiago Cascabulho, autor do livro Quatro Cantos de Euclides, e com Miguel Carvalho, ilustrador da obra, na Rádio Eldorado, tradicional emissora de São Paulo pertencente ao Grupo Estado. Durante a entrevista, ambos falaram principalmente sobre a apresentação teatral que ocorreu durante a feira literária de Paraty (FLIP), mas também conversaram sobre a escolha de participarem do Projeto 100 Anos Sem Euclides, as ideias iniciais para a criação da obra voltada ao público juvenil e as dificuldades para adequar a história de Euclides da Cunha ao mundo infantil tanto com imagens quanto com palavras, inclusive ao ter que descrever a trágica parte final da vida desse que foi um dos maiores autores da literatura brasileira.

Cascabulho deu ainda detalhes sobre o espetáculo ocorrido nas ruas de Paraty, na forma de cortejo encenado pelo coletivo teatral sala preta e com a participação de outros diversos atores. Durante a peça, estilos musicais diferentes delimitaram cada um dos quatro momentos da vida do escritor narrados por Jaguncinho, personagem trazido por Euclides da expedição em que cobriu a guerra de Canudos e que anos depois conta a história do próprio Euclides. Junto à apresentação, o escritor Thiago Cascabulho também lançou seu Livro, homônimo à peça e que a inspirou. O espetáculo Quatro Cantos de Euclides, apesar de ter sido pensado e ensaiado apenas para a cidade de Paraty, poderá, ainda nas palavras de Thiago, ser levado a outras cidades, como por exemplo Cantagalo, no interior do estado do Rio de Janeiro, onde em setembro ocorrerá o Seminário Internacional 100 Anos Sem Euclides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário