domingo, 26 de julho de 2009

Desabafo

O autor do livro Quatro Cantos de Euclides, Thiago Cascabulho, publicou há tempos em seu blog uma nota em forma de desabafo sobre as dificuldades para a aquisição de patrocínio por via da lei Rouanet, de isenção fiscal à empresas interessadas em apoiar ativiodades culturais. Para o projeto Euclides e para todos os interessados pelos caminhos que essa iniciativa vem trilhando, o que fica é o gole a seco, a tristeza de ver tantos entraves à realização de iniciativas que envolvam o enriquecimento cultural do nosso país; e o pior, por puro desinteresse. Segue a nota do poeta Thiago Cascabulho parcialmente editada:

Vocês sabem que eu fiz um blog para ser um laboratório de textos e um espaço para divulgar meus trabalhos – não um diário. No entanto, abro uma exceção para falar sobre os rumos do projeto Quatro Cantos de Euclides, que vem rendendo um misto de entusiasmo com frustração.
Entusiasmo por acreditar no livro como obra de arte e como produto cultural. Por ver que grupos inteiros de músicos e de atores dedicaram com amor e tempo aos ensaios para a execução do espetáculo Cantos de Euclides, na Flip. Ao receber as amostras das ilustrações revolucionárias, presentes no livro Quatro Cantos de Euclides, feitas pelo Miguel. Ao ver o entusiasmo de alguns professores universitários e de parceiros conhecidos e desconhecidos...

Frustração pela falta de visão dos empresários, que podem investir na idéia sem pagar um tostão e que, por pura má vontade, nem se dão ao trabalho de ler uma proposta. Por constatar que a educação, a leitura, a cultura e a memória do país ficam sempre em último lugar.
Mas, vendo os fatos com olhos também mesquinhos, até entendo o motivo para esta jogada de escanteio. Falar de Euclides da Cunha é estimular a visão crítica, é reconhecer que os textos de mais de 100 anos atrás continuam atuais, que crescemos apenas nas aparências, que continuamos vivendo nos sertões, onde homem explora homem, onde os recursos naturais são vendidos por bananas... (...)

Como aperitivo, posto aqui a Canção III, a moda de viola, que fala sobre a viagem que Euclides fez a Amazônia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário