segunda-feira, 13 de julho de 2009

Idéias que dão certo (3)

Nova Friburgo recebe Euclides da Cunha em ciclo de palestras e atividades didáticas


O Projeto “100 anos sem Euclides” realiza atividade de extensão na Região Serrana do Rio de Janeiro, com o objetivo de informar estudantes sobre a vida e a obra do autor.


O Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), em Nova Friburgo, recebeu a visita da coordenadora geral do projeto “100 anos sem Euclides”, Profª Drª Anabelle Loivos Considera, acompanhada das bolsistas de extensão da UFRJ, Luciana Mangueira e Aline Paixão, para apresentação de palestra sobre a obra e a vida de Euclides. O convite foi feito pela Coordenação Pedagógica do CNSD, através dos professores Robério Canto, Geni Amélia Nader e Jean Beatriz Wermellinger.

O público-alvo das apresentações foram os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental e da 1.ª série do Ensino Médio. Os professores do colégio também estiveram presentes às apresentações, debatendo com seus alunos e fazendo perguntas à equipe da UFRJ. Foram apresentadas uma oficina e uma palestra, além da execução de um jogo à base de perguntas e respostas para os alunos. A sala onde ocorreram as atividades ficou repleta de jovens estudantes, aproximadamente 90, das três turmas de 9.º ano do Colégio friburguense - um dos mais tradicionais na cidade.

A oficina, realizada pelas bolsistas do projeto, dividiu-se em duas partes: a que compreendia imagens e textos, e a parte da dinâmica, com o jogo “Euclideogame”, contendo perguntas e respostas sobre a apresentação feita na primeira parte da oficina. Houve, ainda uma pequena mostra da biografia euclidiana, bem como o detalhamento da obra “Os Sertões” e da fase amazônica de Euclides da Cunha.

No auditório do CNSD, a Profª Anabelle apresentou aos estudantes do Ensino Médio (cerca de 350 alunos) a palestra “Os 43 anos de Euclides da Cunha”, relatando fatos sobre a vida, a obra, a trajetória literária e a morte do escritor, sendo ouvida com muita atenção por parte dos alunos. Ao final, os estudantes interagiram com a coordenadora do Projeto "100 Anos Sem Euclides", fazendo muitas perguntas sobre um dos mais geniais autores que o Brasil já teve.

O projeto '100 anos', a partir desta iniciativa, pretende falar sobre Euclides da Cunha em outras séries do Ensino Fundamental e Médio, e ainda por toda a Região Serrana, bem como pelos cursos de Licenciatura das universidades do Rio, e até mesmo de outros estados, a fim de demonstrar a importância de se trabalhar Euclides da Cunha em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário