terça-feira, 7 de junho de 2011

Uma Noite na Taverna apresenta a poesia de Euclides da Cunha

Nesta sexta-feira, dia 10 de junho, a partir das 19 horas, o projeto multicultural UMA NOITE NA TAVERNA apresenta a poesia do mestre EUCLIDES DA CUNHA, autor da imortal obra da literatura brasileira, "Os Sertões".

De forma quase inédita, UMA NOITE NA TAVERNA brinda o público com a obra poética de Euclides da Cunha. Apesar de conhecidíssimo na Academia, na cultura popular e em todo o mundo pelo retrato fiel e carregado de lirismo e um povo impresso em OS SERTÕES, obra-prima que versa sobre a Guerra de Canudos, Euclides da Cunha teve uma numerosa produção poética na juventude, ainda pouco celebrada. Com fortes influências simbolistas e até românticas, a poesia de Euclides ainda não teve sequer uma edição compilada no Brasil, e é essa poesia que os poetas tavernistas RODRIGO SANTOS, ROMULO NARDUCCI e PAKKATTO estarão apresentando em mais uma edição de UMA NOITE NA TAVERNA, nesta sexta-feira, no SESC São Gonçalo, com entrada franca.

"O projeto - materializado em um evento mensal - UMA NOITE NA TAVERNA tem como propósito principal mostrar a arte nova, que vem sendo produzida às margens da grande mídia ao público. Porém, sempre houve a preocupação de apresentar também a obra de um autor consagrada, exibindo a poesia como deve ser: viva, vibrante e de alma polifônica" - diz o poeta Rodrigo Santos, um dos idealizadores do evento. "Foi um grande prazer ter em mãos as poesias do Euclides, e ter a oportunidade de trazê-las ao público, mostrando um lado de Euclides da Cunha ainda quase desconhecido em sua totalidade", complementa Romulo Narducci - "Tenho certeza que o deslumbramento e a magia da poesia tomarão conta do público na sexta-feira, será imperdível", diz ainda Romulo.

Uma outra grande surpresa reservada ao público será o lançamento do livro "Entrega - a Essência de uma Mulher ", da poeta JANAÍNA DA CUNHA, bisneta de Euclides. "Poder lançar meu primeiro livro de poesias em uma grande festa de resgate em homenagem ao meu bisavô e em um evento onde a poesia - e não a Academia - tem protagonismo é um prazer e uma honra indescritível para mim", diz Janaína, que convive com o círculo de estudos euclidianos desde tenra idade.
Uma Noite na Taverna ainda recebe ainda os poetas Eduardo H. Martins, Alessandra Moraes dos Santos e o poeta e agitador cultural Carioca Rod Britto. Vale a pena chegar cedo e conferir o trabalho do artista plástico Luiz Hazediaz. Fecha o evento em grande estilo o músico Tuca Marques, e seu trabalho autoral, além da já tradicional exibição de vídeos poéticos.

Acontecendo desde 2004 no SESC São Gonçalo - com breve passagem pela Fundação de Artes - o evento se propõe a mostrar a arte que é produzida no país, principalmente a poesia, e que não possui espaço na grande mídia. "Acreditamos firmemente que a arte é para todos, e não este clubinho de intelectuais que se formou no país. O povo gosta de arte, só é preciso que alguém a mostre. Os concertos da OSB na Quinta da Boa Vista lotavam, e não eram apenas doutores, artistas e professores. Era o povo, gente simples, como nós, que precisa e aprecia arte.", lembra Romulo Narducci, poeta e idealizador do evento, junto com Rodrigo Santos. O evento mantém a entrada gratuita desde o início, e possui média de público de 150 pessoas, um público heterôgeneo em todas as faixas - e exigente.

Uma Noite na Taverna acontece nesta sexta-feira, dia 10 de junho, começando às 19 horas, com entrada aberta e grátis, no SESC São Gonçalo, que na Av. Presidente Kennedy, 755, na Estrela do Norte. Maiores informações pelo telefone (21) 2712-2623.

CONTATOS:

Rodrigo Santos - 26060647 / 85728425 - bardotriste@hotmail.com
Romulo Narducci - 37070879 / 93695650 - romulo.narducci@gmail.com

Blog do evento, com fotos e entrevistas: http://manifestotavernista.blogspot.com
Vídeos poéticos em http://www.youtube.com/user/bardorj


Nenhum comentário:

Postar um comentário