segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola Municipal de Friburgo recebe bolsistas PIBEX da UFRJ

O município de Nova Friburgo está contando com alguns projetos constitutivos do Programa de Extensão da Região Serrana – UFRJ, que tem como objetivo principal diagnosticar os problemas ocasionados pelo desastre ocorrido na região e promover ações para intervir de forma positiva na vida dessa comunidade. O Projeto Interinstitucional de Extensão “100 anos sem Euclides” foi um dos projetos que obtiveram aprovação para atuarem nessa região.

Sendo assim, no dia 20 de maio de 2011, os bolsistas selecionados para o Projeto “100 anos sem Euclides”, que agora também atingirá o público de Nova Friburgo, fizeram uma visita à cidade, acompanhados pela coordenadora do projeto, Prof.a Anabelle Loivos, e por alguns bolsistas que atuam no município de Cantagalo.

Primeiramente, foi visitado o Colégio Anchieta, uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade e parceiro cultural do Projeto 100 Anos Sem Euclides. Com a atenciosa recepção da Prof.ª Jane Ayrão, os bolsistas puderam conhecer a estrutura do colégio e um pouco mais da sua história – que se confunde com a história da cidade. O Colégio Anchieta conta com uma ótima estrutura e tem em suas dependências um Memorial, uma espécie de museu com peças e documentos históricos de membros que construíram o colégio e até mesmo de alunos importantes no cenário nacional, como, por exemplo, Carlos Drumond de Andrade e os filhos de Euclides da Cunha. Entretanto, apesar da organização preventiva, um prédio do colégio foi atingido por um deslizamento de terra ocasionado pelas fortes chuvas do início do ano.

Após a visita ao Colégio Anchieta, os bolsistas e a coordenadora Anabelle Loivos foram recepcionados pelo Prof. Maylon Adame, na Escola Municipal Prof. Ernesto Tessarolo, situada no bairro Alto do Floresta, uma comunidade carente muito atingida pelas tempestades de janeiro. Nesse encontro, o Professor Maylon, diretor da escola, apontou em que sentido o projeto pode contribuir no processo educativo da escola e sua relação com a comunidade. Sendo assim, foram mencionadas pela coordenadora do projeto algumas ações artísticas, culturais e educativas que podem ser executadas na escola, tanto no nível discente como no nível docente, além da possibilidade de extensão para a comunidade de pais e moradores locais.

Foram planejadas algumas atividades, como, por exemplo, a preparação e a formação continuada dos educadores envolvidos na escola, um curso de capacitação para os professores, que será ministrado pela Prof.ª Anabelle Loivos e, ainda, a participação dos bolsistas do projeto em atividades que incentivem nos alunos a leitura e o gosto pela literatura. As atividades terão início no mês de junho, e se estenderão até o final do ano letivo, sempre às sextas-feiras.

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