sábado, 19 de setembro de 2009

Peça em Cantagalo

Montagem do Colégio Anchieta encantará Cantagalo durante o Seminário Internacional

Peça Eternamente... Euclides, encenada numa fazenda, promete envolver o público ao contar um pouco da vida e da obra de Euclides da Cunha

O Colégio Anchieta, de Nova Friburgo-RJ, e seu grupo de teatro amador, o TACA, homenagearão Euclides da Cunha com a montagem cênica Eternamente... Euclides, baseada na vida e na obra do escritor, durante o Seminário 100 anos sem Euclides, em Cantagalo, cidade vizinha à do colégio.

A peça será um dos pontos altos do evento e acontecerá no segundo dia, sábado, 26 de setembro, às 18 horas. A belíssima fazenda Mont Vernon abrirá suas portas centenárias para atores e público, com apoio de seu proprietário, um dos maiores colaboradores do projeto 100 anos sem Euclides, Dr. Edmo Rodrigues Lutterbach. O local fica nas cercanias da antiga, e hoje já desaparecida, fazenda Saudade, onde Euclides da Cunha nasceu. O espetáculo transitará pelos bucólicos espaços da Mont Vernon, envolvendo os espectadores no clima do final do século XIX.

Atuarão na encenação 25 atores (entre alunos e professores) do Colégio Anchieta, educandário em que os filhos do Euclides (Solon e Euclides Filho) estudaram em regime de internato. O texto e a direção são de Jane Ayrão, doutora em História da Arte e coordenadora pedagógica do colégio Anchieta, que é profunda admiradora da obra de Euclides desde menina. Jane recolheu documentos internos do Anchieta (como a correspondência trocada entre pai e filhos e entre Euclides e os padres reitores do colégio) para compor o texto final, entremeando-o com músicas e poesias.

A peça Eternamente... Euclides acontecerá no sábado, 26 de setembro de 2009, às 18 horas, na fazenda Mont Vernon, em Cantagalo, interior do estado do Rio de Janeiro. A entrada é franca.

Um comentário:

  1. Ops! Correspondência entre Euclides e os padres? Gostaria de conferir o trabalho do educandário e, naturalmente, ver os autógrafos... Aguardo ansiosamente a oportunidade de assisti-los. Parabéns! Bom teatro é realizado com muita pesquisa.

    ResponderExcluir