sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Apoio do governo à casa de Euclides da Cunha

Projeto 100 Anos Sem Euclides ganha edital de incentivo dos Ministérios da Educação e da Cultura

Com verba do PROEXT, destinada a patrocinar as iniciativas na área de extensão acadêmica, Projeto 100 anos sem Euclides avança

Uma ótima notícia chegou esta semana para Cantagalo e para a Casa de Euclides da Cunha: o Projeto 100 anos sem Euclides foi recentemente contemplado com uma verba do PROEXT 2010, que prioriza ações inovadoras na área de extensão universitária em todo o país. Será disponibilizada, pelo MEC e pelo MinC, em convênio com a UFRJ, uma verba de 30 mil reais para ser aplicada na infraestrutura do "Cineclube da Cunha", na Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo. Essa atividade vai possibilitar o acesso ao cinema por parte dos cidadãos cantagalenses, que atualmente têm que se deslocar cerca de 70 quilomêtros até Nova Friburgo para assistir a um filme.

O PROEXT é uma política de incentivo e fomento à Extensão Universitária criada numa parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC). Essa política escolhe, através de edital público, projetos a serem financiados em âmbito nacional na forma de Extensão Universitária na área cultural. O Programa garante a Extensão como parte integrante do Tripé Universitário composto por Ensino, Pesquisa e Extensão.

Graças à ação conjunta com diversos parceiros, O Projeto 100 anos sem Euclides tem ganhado considerável força representativa, e suas realizações previstas estão saindo do papel para se tornarem realidade. A previsão é de que o "Cineclube da Cunha" comece a funcionar já em 2010, nas dependências da Casa de Euclides da Cunha, parceria cultural do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário