quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Em Salvador, boa música


Gereba conduz público a Canudos pela música

Em três dias de apresentações na cidade de Salvador, o músico mostrará toda a sua sensibilidade para reconstruir o sertão da Bahia.

A CAIXA Cultural Salvador, instituição da Caixa Econômica Federal, apresentará, entre os dias 25 e 27 de setembro, o espetáculo Retrato Sonoro de Canudos, do cantor e compositor Gereba, que estará acompanhado por seu quarteto. As apresentações acontecem às 20h. Nas ocasiões, será recriada, por via da música, a imagem do arraial de Canudos e da tragédia que pôs fim à cidade erguida por Antônio Conselheiro no sertão da Bahia, descrita por Euclides da Cunha.

Baiano de Monte Santo, Gereba é compositor, cantor e instrumentista, foi fundador dos grupos “Bendengó” e “Trovadores Urbanos”, em 30 anos de carreira, lançou cinco discos, entre eles discos históricos como Canudos (1997) e Sertão (2002), discos que inspiram as apresentações do final de setembro. Além disso, Gereba lançou recentemente o disco Dom Quixote xote xote, que busca aproximar o mundo poético musical nordestino ao universo mítico do clássico da literatura mundial Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes.

As composições de Gereba são marcadas pela capacidade de descrever imagens minuciosamente repletas de sensações humanas e não como meras fotografias musicais. Em especial na obra que descreve Canudos, terra próxima à sua Monte Santo, a concomitância da sonoridade com o entendimento prévio dos eventos e da atual condição do lugar pode levar o ouvinte a experimentar uma imersão profunda na aura do sertão - bem como Euclides nos possibilitou pelas palavras em seus capítulos A Terra e O Homem, de Os Sertões.

A CAIXA Cultural Salvador fica na Rua Carlos Gomes, 57, Centro - Salvador - Bahia. Os ingressos serão trocados por 1kg de alimento não perecível, a partir das das 14h, nos dias do espetáculo. As apresentações ocorrerão sempre às 20h. Informações pelo número (71) 3421-4200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário