terça-feira, 30 de junho de 2009

A cidade de Euclides

Maratona Euclidiana em São José do Rio Pardo

Termina no Próximo dia 10 de julho o prazo para as inscrições na Maratona Intelectual Euclidiana

Promovida dentro da 97º Semana Euclidiana pela Casa de Cultura Euclides da Cunha (confira o regulamento e a ficha de inscrições no site institucional), ocorrerá a Maratona Intelectual Euclidiana. A semana, que acontece a noventa e sete anos consecutivos, é realizada sempre de 09 a 15 de agosto, em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, e conta com a participação efetiva de estudiosos que se unem para discutir a vida e a obra do escritor através de palestras, ciclo de estudos, conferências, maratonas estudantis, desfile, exposições, episódio republicano e romaria cívica ao recanto euclidiano, entre outras atividades.

Os alunos vencedores da Maratona Intelectual serão premiados em dinheiro, através de uma parceria com a UNIP, no valor de R$ 5.000,00, que serão distribuídos entre o primeiros colocados ( 1º, 2º e 3º).

A Casa de Cultura Euclides da Cunha está situada no imóvel onde Euclides da Cunha residiu com sua família durante a reconstrução da Ponte Metálica naquela cidade, entre 1898 e 1901. Nela também ocorreu o nascimento de seu filho Manoel Afonso, em 31 de janeiro de 1901, único filho que lhe deu descendentes. A instituição tem como objetivo divulgar a vida e obra do escritor, proporcionando atividades culturais e disponibilizando um valioso acervo para pesquisas e estudos.

Por rodovia, São José fica a 260 km da capital paulista, com estrada asfaltada e que tem 90 por cento de seu trajeto em duas pistas.

Além da Semana Euclidiana, a Casa de Cultura Euclides da Cunha está aberta para visitação pública de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e no sábado, das 9 às 14 horas. O endereço é Rua Marechal Floriano, 105 - Centro, São José do Rio Pardo - SP. Telefone: (19) 3681-6424, e-mail: casa.euclidiana@bol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário