sexta-feira, 22 de junho de 2012

II Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas enche Casa de Euclides da Cunha com famílias

                         Descrição: alt


“Retalhos”. Foi assim que começou a entrega do II Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas, com a exibição do curta dirigido pelo gestor cultural do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, Rick Azevedo da Cunha, e produzido e editado por Deivid Canto, da Replay Vídeo Produtora. O curta tem como objetivo mostrar os acontecimentos comuns de nossas vidas, que se tornam histórias marcantes e merecem ser transmitidas a todos.  As histórias contadas no curta são as narrativas premiadas no 1º Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas, realizado pelo Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, no ano de 2011.
No seu segundo ano, o Prêmio Euclidiano recebeu mais de 100 inscrições de alunos das redes publica e particular de ensino do Município de Cantagalo, sendo selecionadas dez narrativas de cada categoria. No evento realizado na última sexta-feira, dia 15 de junho de 2012, todos os finalistas receberam certificado de participação. Foram premiadas treze escritores, de diferentes idades, que compuseram narrativas com o tema “Minha família tem história”.  Cada história retratou um pouco das histórias das mais diversas famílias cantagalenses, curiosidades e até aventuras.

                Descrição: alt

Na categoria 6º e 7º ano, foram premiadas Raissa Neves (E. M. Maria Bellieni D’Olival), em 3º lugar, com a narrativa “Meus pares de brinco”; Lavínia Soton (E. M. Maria Bellieni D’Olival), em 2º lugar, com a narrativa “Minha família brilha”; e João Marcello P. Sant’Anna (Colégio Euclides da Cunha), em 1º lugar, com a narrativa “Minha família tem história”.
Na categoria 8º e 9º ano, foram premiados Henrique Gouvea (Colégio Euclides da Cunha), em 3º lugar, com a narrativa “Polônia”; Caroline dos Anjos (Colégio Estadual Lameira de Andrade), em 2º lugar, com a narrativa “Tardes cantadas”; e Victória Ferreira (E. M. Dacyr José Ribeiro), em 1º lugar, com a narrativa “Seguindo em frente”.
No Ensino Médio, devido à alta qualidade das narrativas, tivemos duas premiações de 1º lugar. São elas: “História de uma família batalhadora”, de Matheus Lucas, e “Copa de 1950”, de Marina Corrêa (ambos do Colégio Euclides da Cunha). O 2º e o 3º lugar ficaram com as narrativas “Meu grande tesouro”, de Ianca Cipriano (Colégio Estadual Lameira de Andrade), e “Uma lição de vida”, de Eduarda Moraes (Colégio Estadual Lameira de Andrade), respectivamente.
Na nova categoria Comunidade, tivemos também três premiações: 1º lugar para Gabriel Corrêa, com “Foi voo doido”; 2º lugar para Air Consendey, com “Minha família tem história”; e 3º lugar para Igor Ferreira, com “Amor até o fim”. Destaque seja dado ao 2º lugar, de Air Consendy, uma escritora tardia, que só após seus 80 anos publicou suas obras.
O concurso II Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, assim como fomentar o surgimento de novos e jovens autores e, ainda, incentivar a comunidade em geral a dedicar-se ao registro de suas manifestações culturais.
O DVD "Retalhos" está sendo vendido no Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides.

            Descrição: alt


Nenhum comentário:

Postar um comentário