segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói, abre o II Caminho Cultural Euclidiano


Evento, que se prolonga até 5 de novembro, homenageia vida e obra do escritor cantagalense Euclides da Cunha


Sob a regência do maestro Alexandre Baluê, banda se apresentou na Praça da Matriz, no Centro da cidade
Cantagalo – A banda do Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói, abriu, neste sábado, 29 de outubro, em Cantagalo, o II Caminho Cultural Euclidiano, evento que marca os 102 anos de morte do escritor cantagalense Euclides da Cunha e os 109 anos de publicação do livro ‘Os Sertões’, a sua maior obra, na qual retrata a Guerra de Canudos, na Bahia, e que lhe valeu o ingresso na Academia Brasileira de Letras (ABL).

A apresentação, realizada na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade, teve início às 11 horas e contou com a participação de várias pessoas, que se deliciaram ao som da banda, que possui uma trajetória de sucesso ao longo dos seus quase 120 anos ininterruptos de atividades musicais.

Da abertura, participaram o secretário municipal de Cultura, Rafael Carvalhaes, e o professor Luiz Fernando Conde Sangenis, do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, um dos organizadores do evento. Ao final, o maestro Alexandre Baluê, que está na banda desde 1971, recebeu troféu de participação, entregue pelo secretário de Cultura.


Rafael Carvalhaes, secretário de Cultura, destacou a importância do evento cultural como um todo


Luiz Fernando Conde Sangenis, do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, deu boas vindas aos músicos
A programação do II Caminho Cultural Euclidiano teve início neste sábado e se prolonga até 5 de novembro. Bastante diversificado, o evento conta, entre outras coisas, com palestras, ciclos de debates, oficinas e exposições, inclusive nos distritos de Euclidelândia e Boa Sorte, que receberão os ‘Altos Papos Euclidianos’.


Maestro Alexandre Baluê (C) recebeu troféu de agradecimento pela participação no evento
O evento é uma realização do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, que funciona na Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo; da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e das secretarias municipais de Cultura e de Educação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário