sexta-feira, 21 de outubro de 2011

2° Caminho Cultural Euclidiano em Cantagalo




No período de 29 de outubro a 14 de novembro, Cantagalo sediará, pela segunda vez, o evento "Caminho Cultural Euclidiano", uma homenagem ao escritor Euclides da Cunha. Nascido em Cantagalo, em 1866, ele ficou conhecido nacionalmente por seu livro Os Sertões e por seus escritos sobre a Amazônia. A responsabilidade social e a antevisão dos graves problemas estruturais brasileiros, tanto no retrato que Euclides faz da Guerra de Canudos quanto nos seus artigos amazônicos, lhe valeram o ingresso na Academia Brasileira de Letras (ABL). É um cantagalense que hoje, 102 anos após sua morte, desejamos continuar a destacar como valor de nossa terra e exemplo para as mais novas gerações que estamos formando.

Neste sentido, a UFRJ, a UERJ, o ILTC, o Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides e as secretarias municipais de Educação e de Cultura de Cantagalo estabeleceram uma parceria para levar a cabo mais uma edição do Caminho Euclidiano, que contará, ainda, com o "II Ciclo de Debates com Educadores: Euclides da Cunha na sala de aula" (voltado para professores das redes pública e particular de ensino do município, entre 04 e 05 de novembro) e os "Altos Papos Euclidianos" (voltado para jovens do Ensino Médio das diversas escolas de Cantagalo, inclusive com programação itinerante nos distritos). Serão eventos paralelos e complementares, que discutirão um pouco da vida e da obra de Euclides da Cunha, levando cultura e educação para as comunidades atendidas pelo projeto, gratuitamente.

O Projeto 100 Anos Sem Euclides participa diretamente da organização dos eventos e deseja levar as crianças, os jovens, os adultos, enfim, a comunidade cantagalense para a Praça da Matriz ou para a Casa de Euclides da Cunha, para que todos tenham acesso a atividades de qualidade, em mais esta edição do Caminho Cultural Euclidiano. Temos certeza de que eventos como este aproximam as pessoas. Fica, aqui, o convite a todos para a partilha deste momento especial para nossa Cantagalo, nossa educação e nossos valores culturais.

Fique por dentro da programação do Evento:
http://www.projetoeuclides.iltc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário