quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cinema e Cultura no Seminário 100 anos


A magia do cinema chega a Cantagalo com Euclides

Caminhão Cinema, do SESC-Rio, abre sala itinerante em Cantagalo, numa parceria com o Projeto 100 anos sem Euclides.

"Ele chega como se fosse uma caravana de circo. Um caminhão com imagens do cinema nacional pintada em seu baú. Abre; seis ou sete funcionários saem de dentro. Depois, puxam a lona, armam o 'circo' e pronto: uma supertela de cinema e um projetor de película iluminando uma plateia em estado de hipnose."

Com essa descrição, feita por José Viana Filho, cidadão de Maricá - cidade pequena no interior fluminense -, em seu blog, dá para ter a ideia da aura mágica do espetáculo que o cinema pode proporcionar nas localidades onde um projetor, tão comum nos grandes centros urbanos, ainda não pôde chegar.

O projeto Caminhão Cinema, do SESC-Rio, vem sendo responsável por tal feito. Com um espaço itinerante de projeção ao ar livre , a cultura e o entretenimento do cinema têm atingido populações que não podem ir a um cinema simplesmente por não terem um por perto. O caminhão já esteve em várias cidades fluminenses e, agora, com o Projeto 100 anos sem Euclides, estará em Cantagalo, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, quando ocorrerá o seminário internacional em memória do escritor que justamente queria iluminar os rincões mais distantes com a cultura.

Durante o seminário, o Caminhão Cinema apresentará os filmes "A Paz é Dourada", de Noilton Nunes; "Epopeia Euclydeacrena", de Rodrigo Neves, e "Paixão e Guerra no Sertão de Canudos", de Antonio Olavo (com a presença dos três diretores para um debate com a comunidade, ao final de cada projeção.O Caminhão Cinema ficará localizado na Praça da Igreja Matriz, bem no coração de Cantagalo, e terá sessões gratuitas todos os dias do seminário, sempre a partir de 19h. O Projeto Interinstitucional 100 anos sem Euclides agradece a parceria com o SESC, e sabe que a mesma vem para lançar mais luz sobre um de seus objetivos principais, que é a difusão da cultura entre aqueles que têm negado o direito de acesso a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário