segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mais um brilhante resultado do Projeto 100 Anos Sem Euclides


Mais um brilhante resultado do Projeto 100 Anos Sem Euclides 

        Hoje, dia 03-12-2012, foram divulgados os resultados da Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo-RJ, em sua 100.a edição, promovida pela Casa de Cultura Euclides da Cunha. Mais uma vez, o Projeto 100 Anos Sem Euclides foi destaque nas categorias premiadas. 
        Os trabalhos dos bolsistas e parceiros do projeto ficaram com os primeiros lugares, tanto na Maratona Intelectual Euclidiana quanto nas seções de apresentações acadêmicas. Os prêmios serão entregues na próxima Semana Euclidiana, que tradicionalmente acontece entre 09 e 15 de agosto de cada ano, na simpática cidade paulista. 
       A premiação traz a reboque o reconhecimento de um trabalho que se realiza desde 2008, no interior do estado do Rio de Janeiro (entre Cantagalo e Nova Friburgo), com a implantação de variados subprojetos acadêmicos e de cunho extensionista: as Oficinas de Arte e de Contação de Histórias, o Cineclube da Cunha, o Arquivo de Memória Amélia Tomás, o Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, a Cordelteca Madrinha Mena, os Altos Papos Euclidianos, os Ciclos de Debates com Educadores, o Concurso Euclidiano de Pequenas Narrativas e tantas outras frentes que o projeto ousou abrir. 



Estes foram os nossos resultados na Semana Euclidiana 2012:

Vencedores: Categoria “Trabalhos Acadêmicos”

Melhor Comunicação Oral
“Abraço-vos, Euclides”
Rick Azevedo da Cunha – Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides – Cantagalo – RJ


Pôster
“ 100 anos sem Euclides: um quadriênio de inclusão cultural e formação continuada”
Ingrid de Andrade Barbarioli Garcia - UFRJ – Rio de Janeiro – RJ
Lais Peres Rodrigues – UFRJ – Rio de Janeiro – RJ
Leonardo de Lima Melo – UFRJ – Rio de Janeiro – RJ
Luiza Rosine de Azevedo Santos – UERJ – São Gonçalo - RJ




Vencedores da “Maratona Intelectual Euclidiana”
Categoria: Área III – Universitários

Marcos Ribeiro da Silva – Universidade Federal do Amapá – 8,2

Lais Peres Rodrigues – Universidade Federal do Rio de Janeiro – 8,0

Luciana de Oliveira Mangueira – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – 7,9

Igor Ferreira dos Santos – Universidade Estácio de Sá ( Cantagalo-RJ) – 7,8


      Compartilhamos, ainda, a felicidade de havermos participado como parceiros da realização do trabalho premiado na categoria “Comunicação Audiovisual”, intitulado“Onde começa a história – um documentário sobre euclidianos e euclidianismo em Cantagalo-RJ” (autoria: Matheus Lucas de Arruda Câmara; Matheus Muniz Guzzo – Universidade Estácio de Sá – Nova Friburgo – RJ; Amanda Belo - Universidade Estácio de Sá – Nova Friburgo – RJ; Igor Ferreira - Universidade Estácio de Sá – Nova Friburgo – RJ; e Camila da Cunha – Trineta de Euclides da Cunha). O esboço do trabalho, bem como sua concepção e produção se deram nas Oficinas de Documentário oferecidas pelo Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, em Cantagalo-RJ.

       O Projeto 100 Anos Sem Euclides encerra o ano de 2012, portanto, com importantes premiações, dentro e fora do contexto da universidade – o que reforça nossa vontade de permanecer construindo caminhos para a educação patrimonial e cultural, fomentando a pesquisa e a disseminação do acervo euclidiano em Cantagalo e em São José do Rio Pardo. Até breve, em 2013, com mais novidades, novas parcerias e outros voos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário