domingo, 25 de novembro de 2012

III Ciclo de Debates e Oficinas Pedagógicas

 III Ciclo de Debates e Oficinas Pedagógicas – Conversas com Educadores: Euclides da Cunha na sala de aula

          Olá, pessoal! O Projeto 100 Anos Sem Euclides tem o prazer de convidar a todos para o  III Ciclo de Debates e Oficinas Pedagógicas.
          O evento é gratuito e acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Cantagalo, na Casa de Cultura Euclides da Cunha, e tem a seguinte programação:


30-11 (sexta-feira)

-> 8h/9h – Credenciamento. Abertura da exposição dos trabalhos das Oficinas de Arte do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides (Gilson/Fátima).

-> 9h/10h30min – Mesa de abertura. Tema: “Movimentos de contestação e suas representações na literatura brasileira”. Godofredo Oliveira Neto (FL-UFRJ) e Luitgarde Cavalcante (UERJ). Mediação de Anélia Pietrani (FL-UFRJ).

-> 10h30min./11h – Parada para cafezinho e intervalo.

-> 11h/12h – Exibição do curta-metragem em homenagem a Edeor de Paula – 80 anos; logo após, pocket show com o sambista e compositor de “Os Sertões” (Em Cima da Hora, 1976).

-> 12h/14h – Almoço.

-> 14h/18h – Oficinas Pedagógicas (com intervalo de meia hora para coffee break, entre 15h45min. e 16h15min.)

01-12 (sábado)

-> 8h/9h – Abertura da exposição do Arquivo de Memória Amélia Tomás; apresentação do Jogral para Três Vozes (bolsistas da UFRJ).

-> 9h/10h – Conferência: “Os Sertões – 110 anos tecendo Brasis”, por Alberto Venâncio Filho (Academia Brasileira de Letras). Coordenação do Prof. Luiz Fernando Conde Sangenis (FFP-UERJ).

-> 10h/10h45min. – Seção audiovisual. Tema: “Euclidianismos: memórias, histórias, interlocuções”. Guilherme Félice Garcia (São José do Rio Pardo-SP) e Anabelle Loivos (Cantagalo-RJ) fazem um talk-show sobre os movimentos euclidianos em suas respectivas cidades natais.

-> 10h45min./11h – Parada para cafezinho e intervalo.

-> 11h/12h – Exibição do curta-metragem “Onde Começa a História”, da Juventude Euclidiana Cantagalense, com debate ao final com o grupo. Mediação do Prof. Luiz Fernando Conde Sangenis (FFP-UERJ).

-> 12h/14h – Almoço.

-> 14h/16h30min. – Apresentação de trabalhos acadêmicos (comunicações orais). Comentadores: Professores João Bôsco Paula Bon Cardoso, Airan Borges, Luiza Fontão e Ludmar Lameirinhas (professores locais).

-> 16h30min./ 17h - Coffee break de encerramento com “Sarau do Seu Euclides” (músicos locais).


     Para se inscrever, basta acessar este link: Inscrição para o III Ciclo de debates e oficinas pedagógicas

     O Ciclo de Debates é voltado para educadores de todas as séries, porém pessoas que exercem outras profissões e se interessam pelos temas que serão abordados também podem fazer parte!


     A Casa de Euclides da Cunha fica localizada na Rua Maria Zulmira Torres, ao lado do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, no centro de Cantagalo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário