quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Encontros com alfabetizadores em Friburgo

          No dia 28 de Setembro deste ano, na cidade de Nova Friburgo, ocorreu um encontro entre profissionais das áreas pedagógicas e de letras, que fez parte dos ciclos de debate e formação continuada que o Projeto 100 Anos Sem Euclides realiza nas cidades de Cantagalo e Friburgo. Com o tema “O direito à Literacia: cultura, cidadania, percursos e desafios”, a oficina ministrada pela Prof.ª Dr.ª Anabelle Loivos e pelos bolsistas de extensão da UFRJ, Leandro di Salvo, e da UERJ, Luiza Rosine, oportunizou aos profissionais presentes uma ampla discussão sobre o assunto. Os docentes, todos eles alfabetizadores da rede municipal de ensino de Nova Friburgo, falaram sobre suas experiências e dificuldades, na rotina do seu dia a dia como educadores.

               O termo Literacia é um novo conceito dentro dos primeiros ciclos de ensino estudantil. Entende-se por Literacia a capacidade de cada indivíduo de compreender e usar as informações escritas, contidas em vários materiais impressos, de modo a desenvolver 
seus próprios conhecimentos de mundo. A sua definição vai além da simples compreensão dos textos, para incluir um conjunto de capacidades de processamento de informações, que poderão ser usadas na vida pessoal de cada indivíduo.
                   O tema foi bem recebido pelos profissionais do magistério friburguense que estiveram presentes. Durante as atividades, a turma foi dividida em grupos, de forma que estes realizassem tarefas práticas e para que houvesse um momento de discussão sobre os textos abordados.

                        Por fim, a professora Anabelle Loivos propôs que os docentes produzissem, em casa, materiais a partir de textos da cultura local, como parlendas, cantigas, acalantos e entre outros, que serão relidos na próxima oficina, cujo tema central será a oralidade em sala de aula.



                                                           Contribuiu para a matéria o bolsista Diego Domingos




Nenhum comentário:

Postar um comentário