sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Jornada de Iniciação Científica da UFRJ


      A XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro aconteceu entre os dias 1 e 5 de outubro. Dezenas de trabalhos foram apresentados no formato de comunicações por toda a UFRJ, com o intuito de estimular a produção e a manutenção de conhecimento e a criação de novas ideias e propostas a serem aplicadas dentro e fora da universidade.
        O grupo do Projeto 100 Anos Sem Euclides não ficou de fora desse importante evento. Contando com a participação de três dos seus integrantes, o Projeto conseguiu se sobressair de forma brilhante perante a banca avaliadora, que só teceu comentários de aprovação aos autores dos trabalhos.

        Os bolsistas Pedro Henrique Soares Pimentel, Lais Peres Rodrigues e Analu Carbos de Freitas tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos no dia 2, na Faculdade de Letras da UFRJ. Pedro, com seu “Os sertões” e “Cidade de Deus”: confrontos de direitos e espaços à margem; Lais, com “Ressignificações do sertão e do mar na poética de Euclides da Cunha”; e Analu, com “A sertaneja é antes de tudo... Feia: considerações acerca do papel da feiúra na construção da identidade das mulheres em Os sertões, de Euclides da Cunha”.
        Todos os três bolsistas conseguiram apresentar seus trabalhos com presença e peso, articulados com as pesquisas desenvolvidas pelo projeto de extensão “100 Anos Sem Euclides” e de pesquisa “Engenhos Poéticos de Euclides da Cunha” ambos orientados pelas professoras Anabelle Loivos (FE-UFRJ) e Anélia Pietrani (FL-UFRJ). A banca tomou a palavra para fazer comentários e questionamentos a cada apresentação, e os bolsistas tiveram desenvoltura para responder a todos eles, além de mostrarem total domínio de suas pesquisas.

Colaborou: Pedro Henrique Pimentel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário