terça-feira, 28 de agosto de 2012

Debates no Ponto


                                  

Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides promove debates com os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Cantagalo

         O Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides e o Projeto 100 Anos Sem Euclides estão promovendo uma série de debates com os candidatos a prefeito do município de Cantagalo, acerca dos seus respectivos planos de governo para os setores da cultura, das artes e da educação. Trata-se dos “Debates no Ponto”, uma forma democrática de ouvir os candidatos a prefeito e vice-prefeito de nossa cidade e discutir com eles suas propostas, além de expor as reais demandas da sociedade civil organizada, que representamos.

         A comunidade cantagalense mostrou seu protagonismo nas frentes da cultura, da arte e da educação, marcando presença ao primeiro destes debates, que aconteceu na última sexta-feira, dia 24-08-2012, às 19h, na Casa de Euclides da Cunha. Recebemos, nesta ocasião, o candidato Saulo Gouvêa, do PT (Coligação Pra Frente Cantagalo). Foram quase duas horas de discussões bastante proveitosas, em que o candidato pôde expor seu plano de trabalho e os presentes puderam fazer perguntas e sugestões para a plataforma de governo.

         Estiveram presentes ao encontro representantes de diversas instituições ligadas à cultura e à educação no município de Cantagalo: Casa de Euclides da Cunha; ASSEXCA – Associação dos Experientes de Cantagalo; GEAC – Grupo Euclidiano de Atividades Culturais; Projeto 100 Anos Sem Euclides; Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides; Juventude Euclidiana Cantagalense; Associação Brasileira de Trovadores (seccional Cantagalo); Secretaria Municipal de Cultura; Colégio Euclides da Cunha; Colégio Estadual Maria Zulmira Torres; Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo; Academia Cantagalense de Letras, entre outras. Membros da comunidade com destacada atuação individual nas área da cultura e da educação (professores, arte-educadores, poetas, músicos etc.) também participaram do evento, contribuindo para o alto nível do debate.

         O candidato Saulo Gouvêa apresentou a todos seus projetos para as áreas da cultura e da educação, ressaltando a prioridade de finalização do Centro Cultural de Cantagalo, que leva o nome da professora e poeta Amélia Thomás, para iniciação das crianças e jovens às artes cênicas, plásticas, à literatura, a música e à dança. Falou, ainda, da abertura à negociação com o governo do Estado sobre a proposta de municipalização da Casa de Euclides da Cunha, principal aparelho cultural da região. Disse ter o propósito de investir em eventos que resgatem a memória de cidadãos cantagalenses que tiveram importância em sua área de atuação, como Euclides da Cunha, Amélia Thomás, Joaquim Naegele e outros. Citou também a criação de um projeto que recupere as raízes e o folclore típicos de Cantagalo, com seus grupos de folias de reis, mineiro pau e outras tradições populares, além de anunciar a criação de um grupo de trabalho para organizar o bicentenário da cidade, em 2013.

           As propostas foram recebidas com interesse pelo público presente, que fez variadas sugestões em complementação ao plano original de governo do candidato do PT à prefeitura de Cantagalo. Dos debates, saíram ideias para a necessidade de implementação de políticas públicas específicas para a área da cultura, consolidando projetos já em vigência e estabelecendo parcerias entre o poder público e as iniciativas da sociedade civil organizada. Em suma, a comunidade se pronunciou a favor de um amplo debate, pautado pela democracia de intervenções, sobre os rumos dos projetos culturais e artísticos na cidade de Cantagalo, a fim de que possa ser contemplada a multiplicidade de manifestações simbólicas e patrimoniais do município.

            No próximo “Debates no Ponto” receberemos os candidatos a prefeito e a vice-prefeito do PCdoB, Roger Noronha e Pastor Messias, para falarem de suas propostas sobre cultura, arte e educação e ouvirem da comunidade suas demandas sobre tais assuntos. Marque em sua agenda: dia 31-08-2012, sexta-feira, às 19h, na Casa de Euclides da Cunha. Participe! Seja cidadão!

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário