sábado, 27 de agosto de 2011

O Projeto 100 Anos Sem Euclides na 99.ª Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo


A Semana Euclidiana é um evento cultural realizado com primor pela cidade de São José do Rio Pardo-SP. Há noventa e nove anos, a semana acontece entre os dias 9 e 15 de agosto, com a intenção de abordar os mais variados tipos de estudos euclidianos e promover, assim, uma homenagem ao autor, que viveu alguns anos na cidade e ali escreveu grande parte de Os sertões. Mas, além disso, a Semana Euclidiana busca manter sempre vivas as questões apontadas por Euclides da Cunha em sua obra, o que acaba sendo um modo de as pessoas perceberem a contemporaneidade de Euclides quando se deparam com tais reflexões, sempre atuais.

Em sua 99.ª edição, a Semana Euclidiana teve uma participação maior e em maior número da Área 3, nomenclatura dada pelo evento a todos os que estão em cursos universitários (as áreas 1 e 2 são de alunos do ensino fundamental e médio, respectivamente). Segundo testemunhos de pessoas que participam assiduamente da Semana, já por alguns anos, em 2011 o número de universitários foi o dobro do ano passado, por exemplo. A participação de graduandos na Semana Euclidiana é muito importante, principalmente no que diz respeito a futuras pesquisas sobre Euclides da Cunha, que sempre vêm se mostrando vastos, mesmo após tantos anos de estudos sobre o autor.

O Projeto 100 Anos Sem Euclides teve uma participação efetiva nesse importante evento euclidiano. Um grupo composto por cinco bolsistas do projeto partiu do Rio de Janeiro logo cedo, no dia 9-08. Após aproximadamente nove horas de viagem, o grupo chegou a São José do Rio Pardo, a ponto de ainda conseguir estar presente na festa de abertura da Semana, onde é acesa anualmente a Chama do Espírito Euclidiano.

No decorrer da semana, os bolsistas participaram de ciclos de estudos no período da manhã, assistiram a apresentações de mesas redondas à tarde e palestras à noite, sendo todos estes eventos das mais variadas áreas do conhecimento. Os cinco bolsistas ainda tiveram a oportunidade de apresentar suas comunicações. Através de suas pesquisas, os bolsistas da UFRJ levaram para a Semana Euclidiana, com seus trabalhos acadêmicos, a relevância de um espaço, até então inédito, onde universitários possam apresentar suas ideias e, a partir disso, acrescentar algo a mais no rico campo dos estudos euclidianos.

Parabenizamos a organização da Semana Euclidiana pelo pioneirismo da ideia de congregar esses jovens pensadores euclidianos, em torno da obra do "inimitável Euclides da Cunha" (tema geral da Semana Euclidiana 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário