sábado, 26 de maio de 2012

Entre retratos e fatos, um reencontro com Amélia Tomás


Durante a inauguração do Arquivo de Memória Amélia Tomás, foi realizada uma exposição de objetos pessoais da professora, gentilmente, cedidos pelo seu curador, Gilberto Cunha. Compunham o acervo uma série de fotografias que ilustram sua vida profissional e pessoal; documentos, como o salvo-conduto concedido à professora na década de 30 do séc. XX; revistas para as quais Amélia colaborou como poeta; um raro exemplar de uniforme do movimento integralista, do qual a escritora foi secretária em Cantagalo; os instrumentos utilizados por ela para suas aulas de arte; desenhos e pinturas de sua autoria; a bandeira do Brasil e o estandarte do Curso Amélia Tomás.
Foi uma ótima oportunidade para que o público presente, entre jovens e/ou colegas e ex-alunos da professora Amélia Tomás, pudesse conhecer sua vida e sua obra e se reencontrar com a memória viva de uma das mais importantes figuras da educação e da cultura cantagalenses. A presidente da representação da UBT – União Brasileira de Trovadores – em Cantagalo, Ruth Farah, declarou de público que Amélia foi uma referência para os trovadores da região, incentivando outros poetas a divulgarem seus trabalhos, através de concursos e publicações. Ruth Farah destacou, ainda, a importância de iniciativas como essa para a continuidade do trabalho de instituições de fomento à cultura.

O acervo exposto, por ser particular, será disponibilizado ao público gradativamente, em meio digital, conforme o grupo de bolsistas e pesquisadores da UFRJ e da UERJ forem organizando os objetos e documentos relativos à professora Amélia Tomás. A ideia é dar maior circularidade e acesso aos materiais que contam um pouco da história da célebre mestra e da sua cidade. O Arquivo de Memória Amélia Tomás, aberto à pesquisa e à colaboração da comunidade, priorizará a coleta de acervos públicos e particulares que representem a identidade e a memória da educação fluminense, principalmente, no interior do Estado do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário