segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cineclube da Cunha reabre as atividades de 2012

Cineclube da Cunha reabre as atividades de 2012 com documentário inédito sobre Joel Bicalho Tostes

Nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, às 20h, o Cineclube da Cunha terá uma sessão especial, comemorativa ao aniversário de 146 anos de nascimento do escritor cantagalense, Euclides da Cunha. Será exibido o documentário inédito “Joel Bicalho Tostes: Uma Grande Voz do Euclidianismo”, roteirizado e dirigido por Camila da Cunha, neta daquele que foi um dos maiores divulgadores da memória euclidiana.


Joel faleceu no dia 31 de dezembro de 2009, aos 85 anos de idade. Casado com a neta de Euclides da Cunha, Eliete da Cunha Tostes, ele viveu por vários anos em Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro. Foi presidente de honra dos Conselhos Consultivo e Executivo do Projeto 100 anos sem Euclides e tornou-se uma espécie de porta-voz e representante oficial da família para assuntos ligados a Euclides da Cunha. A esta missão, dedicou bem mais do que 50 anos de sua vida, pesquisando continuamente os arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.


No documentário, Camila da Cunha resgata os passos do dedicado avô pelo euclidianismo, entrevistando pessoas que com ele conviveram e mostrando fotos e documentos pessoais de Joel Bicalho, que ajudam a entender o registro cuidadoso da memória euclidiana que ele empreendeu durante sua vida.


O Cineclube da Cunha funciona na Casa de Euclides da Cunha, Rua Maria Zulmira Torres, s/no. A sessão especial deste sábado (20-01, 20h) terá a presença da diretora do documentário, que fará um debate com os presentes logo após a exibição do filme.


Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário