"Através da valorização do passado, compreendemos melhor nosso presente e adquirimos estima pelo lugar em que vivemos. Por isso, procuramos associar elementos relacionados à cultura e à história de Cantagalo, a fim de despertar entre os jovens valores ligados à sua autoestima, à estima pelo lugar onde vivem, além do exercício de sua cidadania", defende Gilson Andrade, formado em Belas Artes pela UniRio.
Também a Professora Fátima destaca que, atualmente, são raras as escolas que possuem uma sala de arte, por isso torna-se importante o espaço oferecido pelo Ponto de Cultura "Os Serões do Seu Euclides", onde o jovem tem liberdade para expressar-se, exercitar a sua imaginação e conhecer variados materiais, utilizando-os de forma lúdica e atraente, muitas vezes de forma diferente da encontrada em seu cotidiano. "Além disso, cria-se o hábito de visitar e relacionar-se com um espaço cultural", diz Fátima.
O Professor Gilson fala sobre a proposta das Oficinas de Arte: "Nossa intenção é atrair, seduzir os alunos para a arte, com ações e linguagens interessantes, destinadas a variadas idades. Para isso, iremos desenvolver atividades como: desenho, pintura, colagem, animação e ilustração com o auxílio de computador, entre outras, utilizando temas como: Euclides, Canudos e paisagens do município de Cantagalo. Nossa principal meta é sensibilizar o aluno e deixar que ele registre a sua expressão."
Alguns depoimentos foram registrados entre os participantes das primeiras oficinas:
- “Eu achei interessante e muito legal, um jeito de homenagear uma pessoa, liberando o artista que há em você.”- Beatriz Queiroz. (Colégio Euclides da Cunha \ 6.º ano.)
- “A oficina não é apenas arte, é conhecimento e educação” – Milena G. F. de Oliveira. (Colégio Euclides da Cunha \ 6.º ano.)
- “A oficina de artes é muito interessante, tem atividades muito legais, homenageando Euclides da Cunha” – Bruna Danorato. (Colégio Euclides da Cunha \ 6.º ano.)
- “Eu achei o máximo e estou louca para vir aqui de novo, nunca fiz atividades tão legais. Show!” – Maria Eduarda Oliveira Curty. (Colégio Euclides da Cunha \ 6.º ano.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário