segunda-feira, 12 de maio de 2014

100 Anos Sem Euclides no Congresso Brasileiro de Extensão

O "Projeto 100 Anos Sem Euclides" e o "Programa de Extensão Caminhos da Serra Fluminense" terão a honra de participar de mais um congresso. Seus bolsistas representarão a Universidade Federal do Rio de Janeiro no 6º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de maio, na cidade de Belém-PA.

Dentre apresentações individuais, destacam-se a performance de "Canudos, perdão!" e uma mesa redonda sobre Patrimônio Histórico e Cultural, na qual os coordenadores do projeto têm presença garantida.

Em "Canudos, perdão!", uma performance de Butoh, que será apresentada no dia 20-05, às 19h, os bolsistas realizarão um espetáculo cênico que reúne música, dança e imagens, na tentativa de recontextualizar o evento de Canudos e suas leituras na atualidade. Por via do “Butô”, uma dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970, a performance atualiza o drama da guerra descrita magistralmente por Euclides da Cunha, em Os Sertões, humanizando seus personagens e suas dores. A apresentação dialogará com as fotos do paraense Paulo Emílio Matos Martins, feitas no sertão baiano, entre 1995 e 1997, ano do centenário da guerra de Canudos.

A mesa redonda "Extensão e Patrimônio cultural, histórico, natural e material" ocorrerá no dia 22-05, às 09h. Farão parte dela os professores coordenadores do projeto, Prof.ª Dr.ª Anabelle Loivos Considera e Prof. Dr. Luiz Fernando Conde Sangenis, além da Profª Drª Adriane Aparecida Moraes (Diretora da Divisão de Cultura e Divulgação Científica da UFRJ). Nessa mesa, os professores discutirão Memória Social e Patrimônio Cultural, no escopo da ação extensionista da universidade pública. 

Saiba mais sobre o evento em sua página oficial: http://www.6cbeu.ufpa.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário