sábado, 24 de agosto de 2013

Tenda das Artes: cultura e arte euclidiana na praça

        Segundo Jean Piaget, “O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico”. E a Tenda das Artes incorpora uma oficina lúdica recreativa, tendo como foco principal o público infantil, na praça Cônego Crescêncio Lanciotti, na cidade de Cantagalo (RJ) – Cultura e Arte Euclidiana na Praça.

Neste universo, as crianças descobrem os feitos do engenheiro, escritor e filho mais ilustre desta terra, em fatos que remetem à sua obra e à sua vida.  Com figuras e palavras do universo euclidiano, dos sertões e de suas “pontes”,  as crianças participam de uma nova forma de leituração: livre, lúdica e cultural.

Os pequenos ouvem histórias que aludem à vida e à obra de Euclides, pintam figuras e constroem brinquedos. Na tenda, trabalham-se as noções de cidadania e ecologia, e as crianças aprendem a produzir a própria tinta para as pinturas feita de cola e terra, em vários tons.

        Sendo assim, a oficina se torna uma maneira gostosa e recreativa de resgatar uma personalidade marcante da cidade de Cantagalo, além de ser um incentivo artístico para a vida das crianças leitoras.

Texto escrito pela bolsista Solange Balbino






Nenhum comentário:

Postar um comentário