segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cantagalense lança livro infantil

       Fabiana Corrêa, professora do Colégio Euclides da Cunha, em Cantagalo, e participante ativa do movimento euclidiano da cidade, acaba de lançar um novo livro: "História de um Cambucazinho", pela editora Nitpress.

         O livro traz um história ambientada na Reserva Biológica dos Cambucás, localizada no município de Cantagalo. Segundo Fabiana, a ideia de ambientar a história do livro na Reserva serviu para chamar atenção do leitor para os problemas ambientais do local, tais como a redução da área da reserva, a extinção de espécies nativas, a ação predatória dos caçadores e o risco iminente da formação de desertos verdes naquela região.


          O Colégio Euclides da Cunha desenvolve, desde 2001, o Projeto Cambucás. Alguns dos alunos que participam do projeto são personagens dos livros e interagem com animais e árvores da região. A ideia inicial surgiu em 2008, mas sob o formato de teatro, e só a partir de 2010 foi retomada como livro infantil. 


         O processo de criação dos desenhos das personagens ficou a cargo de Arthur Consídera Abreu, que, sob a orientação de Fabiana Corrêa, organizou as ilustrações a partir das características e das cenas mais expressivas. 


        Além disso, a obra é acompanhada de um álbum de figurinhas (que são autocolantes e vêm encartadas no próprio livro). Para completar o álbum, a criança precisa ter atenção às características dos personagens apresentadas ao longo da história, além de permitir que tenham uma série de informações quanto ao nome científico e algumas particularidades das espécies em questão. Sendo assim, segundo a própria autora, a “História de um Cambucazinho” é um livro para divertir, mas também para instruir.


       No dia 30/06, o livro foi lançado no III Salão da Leitura de Niterói, às 17h, acompanhado de uma oficina de contação de histórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário