domingo, 15 de maio de 2011

Lançamento do livro "Euclides da Cunha: Presente e Plural"

Foi lançado no dia 04 de maio de 2011 o livro "Euclides da Cunha: presente e plural (ensaios)", organizado por Anélia Montechiari Pietrani, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e uma das coordenadoras do Projeto 100 Anos Sem Euclides.

O conjunto de ensaios é um reconhecimento da importância do legado que nos deixou o escritor, jornalista e engenheiro Euclides da Cunha. A obra expõe a forma com que, em suas obras, o autor demonstra sua paixão pela ciência, história, engenharia num exercício que reúne técnica, arte, estilo e sensibilidade. Sua vasta obra, desde o monumental Os Sertões, atravessando as Ondas Poéticas, até os documentais Contrastes e Confrontos,À Margem da História, dentre outros, abre-nos à reflexão sobre a formação e construção do complexo processo literário brasileiro, especialmente no que concerne às teorias críticas voltadas a discutir os vínculos entre literatura e sociedade.

O lançamento ocorreu na Livraria Moviola, na Rua das Laranjeiras, 280, Rio de Janeiro, com leitura dramatizada de textos de Euclides, feita pelo cineasta Noilton Nunes, e a participação do sambista Edeor de Paula, autor do memorável samba-enredo "Os Sertões" (Em Cima da Hora, 1976).


Leia mais em http://www.projetoeuclides.iltc.br





|

Nenhum comentário:

Postar um comentário