quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cantagalo tem a ilustre visita de Judas Ahsverus

“Depois, a pouco e pouco, debandam. Afastam-se; dispersam-se. E acompanhando a correnteza, que se retifica na última espiral dos remansos - lá se vão, em filas, um a um, vagarosamente, processionalmente, rio abaixo, descendo..." (Excerto de “Judas Ahsverus” - Euclides da Cunha)

A noite de terça-feira marcou a abertura dos “Altos Papos Euclidianos” em Cantagalo, com um bate-papo com a coordenadora do “Projeto 100 anos sem Euclides” e organizadora do II Caminho Cultural Euclidiano, Profa. Dra. Anabelle Loivos (FE-UFRJ), que “papeou” com os alunos presentes sobre o tema “Um Judas no caminho de Euclides – leitura dramatizada de Judas Ahsverus”.Anabelle explanou sobre as diversas formas como a figura do judeu errante foi retratada durante a história, através de imagens e fragmentos textuais. Após uma apresentação descontraída e um dinâmico bate papo, os alunos tiveram um encontro inesperado com o próprio Judas.Com o intuito de dar maior veracidade ao momento, um boneco com as características do personagem foi criado pelo Prof. Gilson Andrade (Oficina de Artes do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides) para a segunda parte do encontro, a leitura dramatizada do belíssimo conto de Euclides da Cunha, “Judas Ahsverus”.Com uma entonação única e entrega profunda ao momento, Anabelle fez a leitura e encantou todos os alunos, que puderam visualizar os fatos descritos por Euclides, que busca expor o sofrimento e a desgraça do sertanejo, que assim como Ahsverus tende a continuar sempre em uma errante caminhada. “Caminha, desgraçado, caminha!”

Texto de Renan Petrasso


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Caminhada Euclidiana rumo ao Cambucás!

Neste feriado de quarta-feira, o sol reapareceu em Cantagalo e um grupo de amigos aventurou-se em uma divertida caminhada ecológica sob o comando da professora e bióloga Fabiana Corrêa, rumo à Reserva dos Cambucás.

Os aventureiros puderam conhecer de perto a beleza dos vales, trilhando um caminho repleto de maravilhas naturais. Além disto, Fabiana não permitiu que os detalhes passassem desapercebidos, relatando as histórias e lendas do local e apresentando as mais diversas plantas exóticas existentes no caminho.

Uma paisagem repleta de verde e um clima agradável tornaram a manhã muito especial, divertindo todos os caminhantes. O passeio faz parte do II Caminho Cultural Euclidiano que está acontecendo desde o início da semana e oferece uma programação diversificada para todo o público.

O Cambucás é um projeto ecológico da cidade de Cantagalo que busca a conscientização para a preservação ecológica da reserva, que retrata a história da população cantagalense através de uma belíssima paisagem.


Texto de Renan Petrasso


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Programação do II Caminho Cultural Euclidiano: qualidade e diversidade

O II Caminho Cultural Euclidiano - uma parceria entre as Universidades Federal do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência, as secretarias municipais de Educação e de Cultura de Cantagalo e o Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides - continua com extensa programação cultural, acadêmica e educativa, até 06-11.
Depois da abertura com a Banda do Colégio Salesiano de Niterói (Santa Rosa) e com o Caminhão Cinema do SESC, o Caminho contou com a realização de exibições de filmes nos distritos cantagalenses e com o início do evento "Altos Papos Euclidianos", na noite de terça-feira (01-11), na Casa de Euclides da Cunha.
Na ocasião, a Prof.a Dr.a Anabelle Loivos fez um bate papo com os jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas sobre "Um Judas no Caminho de Euclides", refletindo com eles acerca das figurações do mito do Judeu Errante nas artes e na literatura universal e brasileira. Em seguida, propôs a leitura dramatizada do conto "Judas Ashverus", de Euclides da Cunha, atividade que teve enorme eco entre os jovens participantes.
A programação do II Caminho Cultural Euclidiano prossegue, nesta quinta-feira(03-01), com as seguintes atividades:


Quinta-feira, 03-11

13h: Caminhada de Abertura do Caminho Cultural Euclidiano (saindo da Rodoviária até a Praça Cônego Crescêncio Lancioti), com a participação das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, além da Fanfarra do CIEP 277 – João Nicoláo Filho “Janjão”.

13h30min. às 17h: Exposição e apresentação dos trabalhos realizados pelas unidades escolares do município. Durante o evento, ocorrerá a I Ginkana Euclidiana.


Participe e acompanhe as últimas notícias do maior evento do euclidianismo cantagalense.


Homenagem post mortem ao membro do Conselho Consultivo do Projeto 100 Anos Sem Euclides, Edmo Rodrigues Lutterbach

A Academia Fluminense de Letras, com o apoio da Biblioteca Estadual Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes e das entidades culturais da Cidade - Cenáculo Fluminense de História e Letra, Academia Niteroiense de Letras, Grupo Mônaco de Cultura, Centro Cultural Maria Sabina, União Brasileira de Trovadores / UBT - Niterói, Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Instituto Histórico e Geogrpafico de Niterói, Associação Niteroiense de Escritores - tem a honra de convidar para a solenidade de celebração do DIA NACIONAL DA CULTURA, 05 de novembro, na sua sede na Praça da República, 7, Centro/Niterói (2º pavimento da biblioteca Ministro Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes).

Programa - 1ª Parte
9h - Abertura pelo Presidente da AFL Waldenir de Bragança - 9h15min - Inauguração da Biblioteca Edmo Rodrigues Lutterbach, em Homenagem Póstuma ao ex-Presidente que dedicou toda uma vida à Cultura e a Memória do Estado do Rio de Janeiro. Também será inaugurado o busto dele.

Programa - 2ª Parte
10h - Boas vindas aos participantes do 1º Encontro das Academias de Letras das Cidades do Estado do Rio de Janeiro
- Pronunciamentos: Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinícios Vilaça, Magnífico Reitor da UFF, Roberto Salles
- Proposta de criação da Associação das Academias de Letras das Cidades do Estado do Rio de Janeiro
- Escolha da Diretoria Provisória e da cidade do II Encontro.

Publicado por Ricardo Oliveira.
Fonte: http://nitnegocios.com/subpagina_noticia.php?intCatID=5&intNotID=3380